Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
APRENDE A LER, NÃO DESISTAS
· quarta, 15 de agosto de 2012 · Continuado
|
21973 visitas APRENDE A LER NÃO DESISTAS EMPENHA-TE BEM A FUNDO FICARÁS COM OUTRAS VISTAS SOBRE A VIDA, SOBRE O MUNDO
1. Quem não aprende em criança A ler e a escrever Logo que o possa fazer Aconselho essa mudança. Tudo o que a custo s’alcança Traz delícias imprevistas, Ó adulto, é bom que insistas, Não receies, não tenhas medo, D’um tarde se faz um cedo APRENDE A LER NÃO DESISTAS.
2. Não saber ler é andar Por esse mundo às escuras, É uma das criaturas Que mal se sabe guiar. No entanto, quem tentar Aprenderá, não confundo, Terá de alívio um segundo Quem não foge a sacrifícios, É prol dos teus benefícios EMPENHA-TE BEM A FUNDO.
3. Fazer por ter mais cultura É sempre um passo bem dado, Quem o fizer de bom grado Faz sempre boa figura. Mal desse que não procura, Saber ler obras de artistas Por vezes tão progressistas Qu’e uma luz que s’acende, Zela por ti e aprende FICARÁS COM OUTRAS VISTAS.
4. O analfabeto que passa Onde vê um livro escrito Fica triste e aflito, Desconhece o que tem graça. A moral que um livro traça Tem um encanto profundo, Até qualquer vagabundo Se ler bem é mais feliz, Sabe melhor o que diz SOBRE A VIDA, SOBRE O MUNDO.
Final da década de 80, 1º prémio em concurso nacional promovido pela Direção Geral de Educação de Adultos
|