No Balcão-Bar, no centro da cidade, os pastéis de molho são uma constante presença. O dono, Luís Santos, faz questão de não deixar morrer a tradição. Apesar de o pastel sempre se ter vendido no café, foi claro que nos últimos anos deram mais ênfase ao produto:
“A tradição estava-se a perder. Começamos a puxar pela ideia de que o pastel de molho é uma
refeição e que pode ser comido deixando qualquer um satisfeito”.
Luís que trabalha no estabelecimento há 31 anos, começando por ser funcionário até comprar o espaço, lembra-se de em pequeno ir levar o almoço à sua mãe, que trabalhava na fábrica, e já estavam presentes os pasteis de molho para ela comer. “São histórias que ficam na memoria e o pastel é uma iguaria muito caraterística”, recorda.
Uma curiosidade interessente era que em sua casa o pastel só se comia com chá. Luís contou como este passou a ser outra alternativa ao molho de açafrão, explicando; “o pastel de molho com chá passou a ser comido nos anos 20, a indústria fabril foi obrigada renovar-se e os donos das fábricas foram buscar engenheiros ingleses”.
Com a presença dos novos habitantes e os seus hábitos de beber chá, as pastelarias começaram a adaptar-se para poderem
conquistá-los e agrada-los. Assim se começou a comer o pastel com chá. O pastel era muito conhecido e consumido na altura
das fábricas. Hoje em dia é uma memória desse tempo que tende a resistir. Na generalidade, toda as pessoas que são da Covilhã
o conhecem e quem passa pelo Balcão-Bar passa a conhecer. Como comprova Luís “uns adoram e outros nem tanto muitas
vezes por causa do molho, que é tão característico”.
Sentado ao lado de um grande cartaz promovendo o pastel de molho, Luís Santos, revelou em conversa qual o segredo para o pastel de molho. Para ele está na massa, mas também na sua divulgação, “se ele for bem divulgado e bem explicado, não só a sua tradição, mas em que consiste o pastel, torna-se muito engraçado”.
Para Luís Santos é muito importante manter a tradição e ele luta por isso, vai sempre divulgar o pastel de molho por onde passar. Já esteve ações de divulgação em Lisboa e nas feiras também está sempre presente.