Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Dez anos de Urbi et Orbi

> João Canavilhas

[ver video]

Nesta edição o URBI cumpre dez anos. Parece pouco, mas para não é: o jornalismo online em Portugal tem apenas 15 anos e o primeiro jornal exclusivamente online fez recentemente 12 anos. Por isso, o URBI é uma dos mais antigos jornais online ainda em actividade, sendo pioneiro no campo jornalismo universitário.

Hoje, tal como há dez anos, o URBI cumpre três missões fundamentais: ser um laboratório para os alunos de Ciências da Comunicação, um protótipo do Labcom para a investigação no campo do jornalismo online e um meio de divulgação da própria universidade.

Embora os seus objectivos não se tenham alterado, muita coisa mudou ao longo desta década. Numa primeira fase, a missão essencial do URBI era a divulgação da Universidade e do curso de Comunicação. Por isso os esforços concentraram-se exclusivamente nos conteúdos textuais. Numa segunda fase, a partir de 2006, o URBI passou os conteúdos para base de dados, o que permitiu testar novos conteúdos e utilizar uma ferramenta de publicação desenvolvida pelo Labcom.

O aperfeiçoamento desta aplicação e a investigação no campo das novas linguagens permitiu que em 2007 passasse a ser utilizada uma nova linguagem multimédia, com integração de vídeo e áudio na própria notícia. Foi um enorme salto em frente e uma marca distintiva em relação aos restantes jornais online.

Em 2008 dá-se um novo salto tecnológico com o lançamento da versão mobile, e em 2009 é lançada a versão para iPhone, com aquela que foi a primeira aplicação nativa portuguesa para leitura de jornais.

Em ano de aniversário quisemos introduzir novas mudanças que decorrem daquilo que são os objectivos do próprio jornal. Por isso publicamos hoje alguns trabalhos que ex-alunos da UBI que deram aqui os primeiros passos no jornalismo, e que são agora uma rede mundial de correspondentes do jornal. Em segundo lugar, e porque é também nosso objectivo divulgar a UBI, introduzimos algumas novas funcionalidades que permitirão divulgar os conteúdos em diferentes plataformas. Mas a alteração mais visível é a alteração gráfica, uma mudança que estava prometida desde o 2009.

Ao comemorar esta primeira década, agradecemos aos cerca de 50 mil que mensalmente nos têm acompanhado nesta aventura que já conta do 524 edições.


Data de publicação: 2010-02-02 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior