Voltar à Página da edicao n. 523 de 2010-01-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 523 de 2010-01-26   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O presidente do Turismo Serra da Estrela garante que o concurso será lançado no próximo mês

Recuperação do Sanatório com mais um episódio

As obras de reconversão do Sanatório dos Ferroviários teimam em não avançar. Entretanto o processo conhece episódios com relatos do Turismo Serra da Estrela, da Câmara da Covilhã e outras entidades, que parecem não encontrar consenso.

> Eduardo Alves

Depois de duas semanas sobre as declarações do presidente da Câmara da Covilhã acerca da não entrada nos serviços autárquicos de um processo de obras para o sanatório, Jorge Patrão diz que tudo está já em andamento.
Começa a ganhar contornos de novela, a recuperação do Sanatório dos Ferroviários. Há já vários anos que diversas entidades anunciam a reconversão do imóvel secular, construído numa das vertentes da Serra da Estrela, mas as intenções não passam disso mesmo.
O mais recente anúncio foi feito, na passada semana, por Jorge Patrão, presidente do Turismo Serra da Estrela à agência de notícias Lusa. Patrão garantiu os projectos para viabilizar a obra estão já todos aprovados e existe mesmo dinheiro para avançar com a empreitada. Ao todo, vão ser gastos na reconversão do imóvel em pousada turística 19,66 milhões de euros. Um montante que irá ser financiado, até 70 por cento, pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). As verbas devem chegar a esta empreitada através do programa “Valorização do Território”.
Patrão aponta o próximo mês de Fevereiro como data para a abertura de um concurso público internacional para a realização dos trabalhos. Souto Moura assinou o projecto de reconversão do imóvel concebido na década de 20 do século passado por Cottinelli Telmo. Segundo o projecto, agora revisto, a nova pousada vai ter 90 quartos e um SPA. Para além da transformação de todo o edifício, também o espaço envolvente será alvo de intervenções. Para os espaços limítrofes estão projectados jardins e zonas públicas.
À agência Lusa, o presidente do Turismo Serra da Estrela adianta que a intervenção deverá decorrer ao longo de dois anos e irá contar com a participação de mais de uma centena de pessoas. Aberta a nova pousada abrem-se também, segundo Patrão, 40 novos postos de trabalho.

> alvitostar @ gmail . com em 2010-03-05 13:52:53
Sinceramente quando vejo fotos da situação em que se encontra o Sanatório fico Revoltado como foi possivel estes politicos de meia tigela nada terem feito por aquele património que tantas vidas salvou que foi o meu caso tenho muito admiração pelo Antigo Sanatório por vezes até tenho vergonha em dizer que sou português...


O presidente do Turismo Serra da Estrela garante que o concurso será lançado no próximo mês
O presidente do Turismo Serra da Estrela garante que o concurso será lançado no próximo mês


Data de publicação: 2010-01-26 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior