Voltar à Página da edicao n. 522 de 2010-01-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 522 de 2010-01-19   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura apresenta mais um livro

Docente da UBI lança livro sobre Reutilização de Águas Residuais

António Albuquerque, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI é co-autor do livro intitulado “Reutilização de Águas Residuais” que é apresentado amanhã. Um trabalho realizado em parceria com Maria Helena Marecos do Monte, docente do Instituto Superior de Engenharias de Lisboa.

> Eduardo Alves

Mais de 150 investigadores e profissionais ligados aos sectores das águas e resíduos confirmaram já a sua presença no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), para o seminário intitulado “Reutilização de Águas Residuais”.
Este evento, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), irá também contar com uma intervenção de António Albuquerque, docente da UBI. O professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) apresenta uma intervenção sobre este tema. A realização do seminário vai também ser aproveitada para a apresentação de um livro que tem o mesmo título que este evento. Uma obra da autoria de António Albuquerque e Maria Helena do Monte.
De acordo com os promotores, este livro reveste-se de grande interesse para o País em virtude de apresentar uma informação muito completa sobre a forma de reutilizar águas residuais domésticas e industriais tratadas, com as suas implicações económicas, sociais e ambientais.
António Albuquerque, investigador desta área há vários anos sublinha que, “as águas residuais podem e devem ser encaradas como uma origem de água a aproveitar e não como um resíduo a eliminar. As vantagens imediatas são a redução de descargas de efluentes em meios receptores, reduzindo-se, desta forma, impactes ambientais associados à sua carga poluente residual, em especial em situações de escassez; podendo, por outro lado, aqueles efluentes serem utilizados como uma origem de água para diferentes usos (rega agrícola, recreativa e de espaços verdes, lavagem de espaços públicos e recarga de aquíferos, por exemplo)”.


O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura apresenta mais um livro
O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura apresenta mais um livro


Data de publicação: 2010-01-19 00:03:40
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior