Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Fogo-de-artificio iluminou a entrada no novo ano em Amarante

AMARANTE: matança do ano velho

Conhecida pelo vinho verde ou pelos seus doces conventuais, a cidade de Amarante recebeu o novo ano com fogo-de-artificio, passas e a tradicional "matança" do velho ano

> Catarina Teixeira

Bater de panelas para afastar os males do ano anterior, colocar dinheiro nos sapatos, saltar de uma cadeira e comer as doze passas são algumas das tradições que os amarantinos cumprem na passagem de ano. Mas o mais tradicional de todos estes rituais é "matar o velho ano", disparando para o ar doze tiros de caçadeira ara matar cada mês do ano anterior.

A matança do ano velho começou há cerca de trinta anos. Sem locais nocturnos de diversão, os jovens amarantinos começaram a comemorar a passagem de ano disparando doze tiros para o ar. José Teixeira, 53 anos, considera que "a tradição já não é o que era. Os jovens da minha idade já não se juntam para comemorar a passagem de ano, e os actuais jovens não ligam muito a esta tradição", diz com alguma mágoa. Apesar de tudo, José Teixeira e um pequeno grupo de amigos ainda tentam manter a tradição dos doze disparos. Mas a noite destes antigos jovens não se esgotava nos disparos.  Violas, concertinas, cavaquinhos, ferrinhos ou bombos, e champanhe na mão,   animavam o "arraial" da passagem de ano. "Cada um levava o instrumento que gostava de tocar e quanto mais festa melhor", recorda José Teixeira .

A comemoração da passagem de ano no Largo de São Gonçalo é outra das tradições que os habitantes e a Câmara Municipal tentam manter. Este ano a noite começou com a Orquestra do Norte, seguindo-se o tradicional arraial.


Fogo-de-artificio iluminou a entrada no novo ano em Amarante
Fogo-de-artificio iluminou a entrada no novo ano em Amarante


Data de publicação: 2010-01-05 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior