Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Fim de ano em Madrid

MADRID: PASSAGEM DE ANO NA PUERTA DEL SOL

Festejar o fim de ano em Madrid, é passar a “Nochevieja” na Praça “Puerta del Sol”, celebrar as doze “campanadas” da “Nochebuena” do relógio da torre do edifício da “Casa de Correos”.

> José Armando Augusto

Madrileno que se preze vai celebrar a passagem do ano na Praça Puerta del Sol onde, apesar da chuva, cerca de 25 mil pessoas celebraram o final do ano 2009 sem grandes sobressaltos. Para isso muito contribuiu a proibição de entrar naquela praça com garrafas, copos de vidro e outros objectos que podiam servir como arma de arremesso, tendo a polícia feito um rigoroso controlo às pessoas que se dirigiram para este local. Este ano, a praça teve mais gente do que nos anos anteriores, uma vez que as obras da estação de metro que decorriam há seis anos, terminaram.

Enquanto o relógio da torre da “Casa de Correos” dava as doze “campanadas”, os milhares de pessoas que se encontravam na praça comeram as doze passas de uvas ao bater do relógio. Após as doze “campanadas” apareceu um néon com a frase “Feliz Ano 2010” e foi lançado fogo de artifício acompanhado de música. Nesta festa não faltou o champanhe “cavas” e sidra para brindar. Para além da comemoração tradicional, este ano as  doze “campanadas” assinalaram também a presidência espanhola da União Europeia que se iniciou no primeiro dia do ano.

Depois do desmobilizar das pessoas a festa continua com o chamado “cotillon”, festas ou bailes de fim de ano numa infinidade de bares, discotecas e festas privadas. Este ano, os  preços oscilaram entre os 10 e os 150 euros, dependendo das características do estabelecimento e do tipo de serviço oferecido. 

Na véspera do fim de ano são feitos quatro ensaios ao relógio da "Casa dos Correos". Estas ocasiões são aproveitadas por aqueles quem passam o ano em casa junto da família, e têm nestes ensaios a oportunidade de viver a emoção das doze “campanadas” da “Nochevieja”.


Fim de ano em Madrid
Fim de ano em Madrid


Data de publicação: 2010-01-05 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior