Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

"Amigos de Peniche"

> André Duarte

É uma expressão muito conhecida que denomina uma pessoa falsa, que não é digna de confiança, um indivíduo desleal. A expressão remonta ao século XVI, mais precisamente 1580, quando a rainha D. Isabel l envia uma frota armada para Portugal com o intuito de retirar a coroa portuguesa a D. Filipe II de Espanha em detrimento de D. António Prior do Crato. O objectivo era criar um obstáculo ao povo espanhol na reconstituição do seu poderio naval, após o desfalque sofrido com a perda da Invencível Batalha, evitando deste modo outra tentativa de invasão a Inglaterra.

A expedição tinha como objectivo cercar os Açores de modo a cortar a rota da prata espanhola, rodeando também Lisboa por terra e mar. As tropas inglesas que desembarcaram na praia da consolação, perto de Peniche, rapidamente conquistaram a praça-forte desta mesma cidade, mas os restantes militares que se deslocaram a Lisboa aproveitaram para saquear algumas cidades portuguesas o que gerou desconfiança no seio do povo luso. Por outro lado, o armamento enviado pela rainha não correspondia ao previamente acordado, condicionando a capacidade de resposta dos ingleses face aos espanhóis. A esperança dos portugueses que esperavam pelos seus “amigos de Peniche”, expressão que ia passando de boca em boca no seio do povo luso, perante estes acontecimentos foi esmorecendo.

Os ataques ingleses a Lisboa foram inglórios, a cidade nunca fora reconquistada e passado um mês do desembarque em Peniche, os habitantes portugueses que esperavam pela ajuda dos “amigos de Peniche” viram-nos regressar a casa. Os “amigos de Peniche” nunca chegaram a alcançar Lisboa, não resolveram o problema português e “abandonaram” o povo lusitano.

 

<voltar>


Data de publicação: 2010-01-05 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior