Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
As 12 badalas do sino da Igreja da Cova-Gala

COVA-GALA:Passagem de ano junto ao mar

S.Pedro entra em 2010 a pregar das suas…

> Pedro da Cruz

É sob o olhar atento do padroeiro da Aldeia da Cova-Gala, S. Pedro, que soam as 12 badalas do sino da Igreja. Chegou 2010. 

Na Cova-Gala,  a tradição na noite mais longa do ano já não é o que era. Quem o diz é Inácio, sócio honorário do Clube Mocidade Covense há 40 anos. “Hoje em dia isto não é nada. Antigamente é que era festa, com matiné à tarde e baile à noite. Nem havia espaço no Clube.” Inácio mostra-se crítico em relação aos elevados gastos financeiros que se fazem hoje para celebrar a passagem de ano. “Naquele tempo, cada um levava um bolo e uma garrafa. No final já eram muitos bolos e muitas garrafas: com música e cinco tostões em foguetes já havia festa até ao sol nascer”

Apesar da tradição já não ser o que era, Inácio salienta que ainda há hábitos que perduram: “a malta covagalense ainda se dirige à zona norte da terra, o Cabedelo, para ver o fogo-de-artifício da Figueira. Isso é um hábito que vem do meu tempo”, destaca Inácio.

Na outra margem do Rio Mondego, a sensivelmente 8 quilómetros de distância, situa-se a Figueira da Foz.  Aí, o Réveillon ficou marcado pelo mau tempo.
A festa para celebrar a chegada do novo júbilo decorria de 31 de Dezembro a 2 de Janeiro, na Avenida 25 de Abril e no Forte de Santa Catarina, mas o mau tempo alterou os planos. A Protecção Civil e a empresa que gere o turismo na Figueira da Foz comunicaram que“por não estarem reunidas as devidas condições de segurança para os intervenientes nos espectáculos e para o público”, os espectáculos ao ar livre foram cancelados. Por isso mesmo, “a organização apenas decidiu manter a realização do espectáculo piromusical". 

O mítico rali de automóveis clássicos de fim de ano ainda se realizou dia 1 de Janeiro, mas o concerto de José Cid, que iria fechar o programa da passagem de ano na Figueira da Foz a 2 de Janeiro, foi adiado. Os espectáculos musicais  foram adiados para datas ainda a definir.


As 12 badalas do sino da Igreja da Cova-Gala
As 12 badalas do sino da Igreja da Cova-Gala


Data de publicação: 2010-01-05 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior