Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Centro da cidade de Barcelos

BARCELOS: Menino Jesus à janela

Com o Natal, as ruas do concelho de Barcelos enchem-se de alegria com a iluminação própria da época.

> Sara Pereira

Iluminação de Natal é o que não falta na cidade de Barcelos nesta altura do ano. Quase todas as ruas do maior concelho de Portugal se encontram enfeitadas com motivos próprios desta época. Também nas casas dos habitantes são colocados motivos alusivos à época, mas este ano com uma alteração: enquanto que nos anos anteriores o Pai Natal era a figura característica, em 2009 o senhor dos presentes foi substituído pela imagem do Menino Jesus.
Apesar de ser a véspera de Natal, no dia 24 de Dezembro ainda se verifica uma grande correria às lojas para se fazerem as últimas compras de Natal. É o caso de Ana Silva, que diz deixar sempre alguma compra para a véspera de Natal: “já é tradição”, afirma.
Enquanto uns ocupam este dia com a compra dos últimos presentes, outros levantam-se bem cedo para preparem todos os doces característicos desta quadra natalícia. Isabel Costa levantou-se às oito da manhã para acender o tradicional forno de lenha onde vai cozer o pão-de-ló, doçaria típica da casa. Sonhos, também confeccionados por Isabel, são um dos doces típicos da cidade de Barcelos. O pudim, rabanadas de leite, aletria, leite-creme, mousse de chocolate, salame de chocolate, tarte de nata e firminitos são os outros doces confeccionados nesta casa para a noite de consoada.
No concelho de Barcelos, o bacalhau com batatas e couves cozidas e o polvo com molho verde são os pratos que ocupam a mesa na tradicional noite de consoada. Findo o jantar é altura de passar para a mesa das sobremesas que se encontra bem recheada. Além dos doces, a família Costa também saboreia sapateira recheada, queijo da serra, nozes e avelãs. Tudo enquanto se espera pela meia-noite para irem junto do pinheirinho trocar os presentes.
No dia 25 de Dezembro, parte do almoço dos barcelenses é feito com os restos do jantar anterior. Faz-se o tradicional “Farrapo Velho” com o bacalhau, batatas e couves que sobraram da noite de consoada. O prato de carne é o cabrito, o peru  e até mesmo leitão, tudo assado. Este dia é um dia marcado pelo convívio familiar e por isso na casa de Isabel Costa recebem-se os familiares que se encontram no estrangeiro e que vieram passar o Natal ao país de nascimento.
A festa natalícia continua no concelho de Barcelos e as iguarias de Natal perduram até à ceia de Reis, 6 de Janeiro. Este dia já não é tão relevante mas até lá, levantar a mesa dos doces é proibido. A tradição é deixar os doces e as suas migalhas na mesa até ao final da época de festividade: ”é para dar sorte”, diz Marta Silva.


Centro da cidade de Barcelos
Centro da cidade de Barcelos


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior