Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Fogueira no largo de Codessoso

CODESSOSO: “Natal á lareira: Páscoa na soalheira”

São muitos os provérbios nas aldeias trasmontanas onde as tradições se mantêm e Natal é passado em casa com as famílias reunidas.

> Ana Pereira

Codessoso, no concelho de Boticas, é uma aldeia rica em tradições que foram transmitidas e preservadas pelas diversas gerações de habitantes. Nos dias de festa e no Verão, os homens da freguesia ocupam o seu tempo a praticar diversos jogos tradicionais, tais como a Malha e a Sueca.
Todos os anos se faz a fogueira de Natal no largo da aldeia, algo que não aconteceu este ano devido ao mau tempo. A fogueira é feita de raízes de árvores de grande porte, aqui chamados canhotos, giestas e troncos de pinheiro. O fogo é ateado na noite da consoada e mantém-se durante o dia de Natal. Na passagem de ano é de novo acesa para queimar as restantes raízes.
A tarde do dia 24 é passada em casa a preparar o Natal. Na consoada, a ementa é sempre igual: polvo e bacalhau cozido com couve e batata. No fim de ceia não podem faltar na mesa os bolinhos de bacalhau, as rabanadas com molho de mel, a aletria, o pudim de ovos, o bolo-rei e o pão-de-ló. Depois da meia-noite, já em volta  da grande fogueira na rua, as pessoas reúnem-se para fazer um pote de café, assar carne nas brasas e passar o tempo fazendo partidas e recitando provérbios até de madrugada.
No dia 25, o dia começa pela celebração da missa onde se dá a beijar o menino Jesus: este ano houve avisos para não se beijar o menino Jesus  devido à gripe A, mas as pessoas não deram grande importância acabando por saudar o menino tal como em anos anteriores. Ao almoço troca-se o bacalhau pelo peru e depois da refeição  há  bailes na aldeia que continuam pela noite dentro.


Fogueira no largo de Codessoso
Fogueira no largo de Codessoso


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior