Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

FÁTIMA: A festa da família no centro das tradições

Reunir as famílias em casa para a ceia de Natal, juntar as pessoas à volta dos madeiros, ir à missa do Galo e abrir os presentes à meia-noite: é desta forma que se celebra o Natal em Fátima.

> Joana Oliveira

Este ano o Natal ficou marcado pela crise económica e por isso a cidade de Fátima não teve direito a iluminação nas ruas como em anos anteriores. Alice Pereira, residente em Fátima, considera que sem iluminação, a cidade "nem parece Natal. Se não fossem as luzes das casa particulares isto era uma tristeza".
Devido às influências transmitidas pelos emigrantes e à diversidade cultural, Fátima não tem uma tradição própria na gastronomia natalícia e a tradição é feita no seio de cada família. A maioria das famílias opta pela fartura no jantar de 24 de Dezembro, outras deixam a abundância para o almoço de dia 25. No entanto, bacalhau cozido ou assado, cabrito no forno e peru são os pratos típicos desta época. Findo o jantar, já pouco espaço sobra no estômago para as sobremesas e doçarias: arroz doce, mousse de chocolate, tartes, salada de fruta, filhós, coscorões e bailarotes.
Nalgumas terras da freguesia, as fogueiras de Natal fazem parte das comemorações natalícias e são, para muitos, um ponto de paragem obrigatória. Ao calor da fogueira, amigos e conhecidos juntam-se para beber uns copos e conversar.
À meia-noite muitos são os que assistem à Missa do Galo. Em Fátima, a missa de 24 de Dezembro celebra-se na igreja matriz, mas também no Santuário Mariano, na nova igreja da Santíssima Trindade. Este facto fez com que poucas pessoas se deslocassem até à igreja matriz. Graça Marto costuma ir todos os anos à Missa do Galo, contudo garante que este ano foi uma desilusão pelos lugares vazios da igreja. Já Esmeralda Lucas assistiu à Missa do Galo no Santuário e gostou bastante: "a igreja é lindíssima, os bancos almofadados, estava muita gente, o ambiente estava quentinho e os cânticos à altura da ocasião", acrescentando que "os fatimenses são uns privilegiados".
Logo depois da missa, as famílias voltam a reunir-se em casa para fazer o que as crianças gostam mais: abrir os presentes. Há até quem se vista de Pai Natal para tornar aquele momento mais real e divertido.
No dia 25 de Dezembro celebra-se o nascimento de Jesus na Missa de Natal. Por volta da hora do almoço, as famílias reúnem-se e aí gastronomia e tradição voltam a diferenciar-se. As famílias que optaram por uma ceia farta comem normalmente as sobras, enquanto que as famílias que comeram apenas bacalhau na noite de consoada, almoçam cabrito ou peru. O resto do dia é aproveitado para visitar outros familiares, estar com os amigos e descansar, já que a rotina começa logo no dia seguinte mas, como refere Rui Marto, prior de Fátima, espera-se que "os valores de amor, paz e solidariedade permaneçam". 






Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior