Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Alguns pratos típicos da ceia brasileira

BRASIL: As tradições do Natal

O Brasil possui diferenças nas celebrações de Natal em cada região. Apesar disso, a ceia de véspera de Natal ocorre na maioria dos lares brasileiros

> Carla Sanches (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

O fim de ano é uma época esperada ansiosamente pelos brasileiros. O mês de Dezembro marca o início das férias escolares e as comemorações do Ano Novo, mas o centro desta temporada é assinalado pelas celebrações do Natal.
No fim do mês de Novembro, já é possível perceber que o Natal está próximo, pois as cidades brasileiras começam a ser enfeitadas, principalmente com luzes. Tudo é decorado, desde vitrines de lojas até as casas. Árvores de Natal, Papai Noel, guirlandas e presépios são alguns dos típicos objetos de decoração.
Por ser um país grande, o Brasil não possui uma única maneira de celebrar o Natal. Ao contrário, existem diferenças de celebrações nos quatro cantos do país. Entretanto, na maioria dos lares brasileiros, o Natal é comemorado com a ceia da véspera de Natal, que começa à meia-noite do dia 24 para o dia 25, e com um almoço no dia 25. Ambas as comemorações são feitas em família.
No Brasil, país de maioria católica, até mesmo os católicos não-praticantes costumam rezar e frequentar a Igreja nesse período. Muitos brasileiros vão para a Missa do Galo depois da ceia da véspera de Natal. Outros preferem fazer orações nas suas próprias casas.
Uma importante tradição natalina é a troca de presentes, o momento mais esperado pelas crianças. No Brasil, os pais, normalmente, ensinam seus filhos que eles devem ter um bom comportamento durante todo o ano para que ganhem presentes de Natal do Papai Noel.
A época do Natal torna-se também uma temporada muito agitada, que envolve um significativo aumento da atividade econômica do país. Como a troca de presentes é uma das tradições natalinas, o Natal tornou-se um período chave de vendas para o comércio. “Assim como nos outros anos, as lojas estão abertas em horários especiais. Nas cidades grandes, os centros comerciais chegam a ficar abertos 24h. Estamos muito otimistas para as vendas deste ano”, diz a comerciante Maria Valle.
Algo comum para todos os brasileiros é o fato de o Natal ser uma época marcada pela solidariedade. “Considero o Natal uma época de paz e de reflexão em que as pessoas devem se preocupar com os outros. Mas o ideal é que o espírito natalino prevaleça durante todo o ano”, afirma a estudante Denise Dias. Muitas campanhas para arrecadação de alimentos, de roupas e de brinquedos são feitas e os donativos são enviados para as pessoas carentes.


Alguns pratos típicos da ceia brasileira
Alguns pratos típicos da ceia brasileira


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior