Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Entrada da cidade de Chaves

CHAVES: Natal em várias instituições

Em Chaves, instituições de cultura, desporto, ensino, entre outras festejam o Natal de diversas maneiras e por diversos motivos, mas com um em comum: assinalar a época natalícia a pensar nos outros.

> Diogo Caldas

O Natal flaviense não é apenas no dia 25 de Dezembro. Várias semanas antes, as instituições da região começam a festejar  com amigos, colegas de trabalho ou com quem mais precisa. Um quartel dos bombeiros, um clube de futsal, uma escola de música ou um orfanato são exemplos de instituições muito diferentes, mas com um objectivo comum: ajudar os que mais precisam.
As meninas do Orfanato de S. José, em Vilar de Nantes, Chaves, tiveram um Natal diferente do habitual. A passar a quadra natalícia pela primeira vez nas novas instalações, as meninas tiveram ainda a surpresa proporcionada por um empresário local, e o “Pai Natal” visitou o orfanato. As trinta raparigas do lar prepararam uma noite divertida e de surpresas, com encenações de música e dança. Tud0 acabou com os sempre desejados presentes.
“Nos bombeiros, também é importante a parte social, não só a operacional”. Foi com esta ideia que a Comissão Cultural e Desportiva dos Bombeiros Voluntários Flavienses preparou para os bombeiros e familiares o Jantar de Natal, realizado sábado dia 13 de Dezembro nas instalações do quartel. Para além de prendas, esta actividade de Natal proporcionou ainda aos filhos dos bombeiros um passeio nas viaturas.
Mostrar o trabalho realizado ao longo de um semestre é a forma de a Academia de Artes de Chaves (AAC) divulgar a escola e divulgar ao público os talentos dos alunos. Aproveitando o Natal, as três turmas de teatro e a Orquestra de Sopros da AAC encontraram na arte uma forma de desejar bom natal.
O desporto não é só competição e o Chaves Futsal Clube quis mostrar isso mesmo. O clube organizou um jantar de Natal  para que os jogadores brasileiros que ficam em Portugal não se sintam sós. No jantar, uma animada troca de prendas, com música à mistura, mostraram que o Natal serve também para criar espírito de equipa.
Por vezes, festejar o natal não é seguir a tradição, e o Centro de Formação Profissional (CFP) de Chaves escolheu uma maneira original de o fazer. Cada curso teve de fazer uma árvore de Natal associada às características dos cursos existentes nos CFP. Em 15 dias de construção, o resultado foram 47 originais árvores de Natal . No interior ou no exterior, de madeira, de vidro ou feita com cd’s de computador, as árvores estão agora em exposição no CFP.
A Associação empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) é quem “anima” as ruas na época natalícia. Responsável por colocar as iluminações de natal, a ACISAT apostou também no sorteio de vários prémios, em realizar um concurso de montras e instalou ainda um carrossel para os mais novos. Como explica João Rua, Presidente da direcção da ACISAT, tudo isto “em defesa do comércio tradicional”.

 


Entrada da cidade de Chaves
Entrada da cidade de Chaves


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior