Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Iluminações de Natal na fachada da Câmara Municipal do Fundão

FUNDÃO: Um Natal beirão

A quadra natalícia evoca alegria, partilha e reunião familiar. Na Fatela, freguesia do concelho do Fundão, o bacalhau, as filhós e o madeiro constituem a tradição que ainda se mantém bem enraizada na aldeia.

> Diogo Jesus

Longe vai o tempo em que o bacalhau, as batatas e as couves eram saboreados apenas nesta quadra mas, mesmo assim, na Beira Baixa continuam a ser os reis da consoada. José Neves, de 90 anos, considera mesmo que “um jantar de consoada sem o tradicional bacalhau cozido com as batatas, não é Natal”. O cabrito e o peru, assados em forno de lenha, fazem igualmente parte da mesa do Natal embora não lhes seja dada tanta importância.

O bolo-rei, o arroz doce, as rabanadas e as filhós são os doces que não faltam na mesa dos fundanenses e dos fatelenses. Preparadas na semana que antecede o Natal, as filhós são o doce mais característico da época, e mesmo com o aumento do volume de vendas de filhós nas padarias e  pastelarias, na Fatela quase todas as famílias fazem as suas próprias filhós para o Natal. Não existindo uma receita típica da freguesia, cada pessoa interpreta a receita tradicional à sua maneira, mas a técnica e o modo de preparação mantém-se artesanal.          

Como na Fatela não é celebrada a Missa do Galo, é no tradicional madeiro, no adro da igreja, que se reúnem os habitantes da freguesia chamados pelo toque dos sinos do campanário. Devido à neve e às chuvas das últimas semanas, a lenha do madeiro ficou ensopada o que dificultou o seu acendimento, mas mesmo assim a festa prolongou-se por toda a noite, e calor do madeiro e do vinho animou os resistentes até ao raiar do dia.   

A sede do concelho, Fundão, recebe esta quadra festiva vestindo a rigor a Avenida da Liberdade, a Praça do Município e muitas outras ruas da cidade. As iluminações de Natal enchem de luz e cor a cidade durante o período das festas de fim de ano e as árvores de Natal realizadas no âmbito do concurso “Natal Ecológico”, promovido pela Câmara Municipal, decoram a Praça do Município até dia 7 de Janeiro.  

A festa prolonga-se até ao Dia de Reis com o tradicional cantar das Janeiras realizado um pouco por todo o concelho. Na Fatela realiza-se no dia 2 de Janeiro e é dinamizado pelo Grupo de Danças e Cantares da Fatela, que através de cânticos  tradicionais leva as boas festas aos habitantes da aldeia.

 

 


Iluminações de Natal na fachada da Câmara Municipal do Fundão
Iluminações de Natal na fachada da Câmara Municipal do Fundão


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior