Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Iluminação natalícia na artéria principal da Vila

AÇORES: Quadra natalícia na ilha de Santa Maria

A reunião de família, a ceia de Natal, o presépio e a Missa do Galo constituem as quatro componentes principais do Natal para os habitantes e visitantes que passam a quadra nesta ilha açoreana

> Cândida Braga Coelho

Com a chegada do mês de Dezembro chegam também à ilha de Santa Maria a alegria, a cor e os sorrisos. As ruas são enfeitadas com luzes e decorações referentes à quadra natalícia que dão outro brilho e mais beleza à Vila de Santa Maria. As casas enchem-se de luzes de diversas formas, enfeitam-se as árvores de Natal, juntam-se os presentes e elabora-se o tradicional presépio.
Jorge Santos, mariense de 45 anos, todos os anos põe mãos-à-obra e faz o seu presépio. “Natal sem presépio não é Natal. É ele que guarda toda a simbologia e magia do Natal”.  Esta é uma tradição que tem vindo a decrescer, mas Jorge Santos  é um de muitos dos habitantes marienses que querem manter a tradição. A cada ano que passa “o orgulho é cada vez maior no resultado final do  trabalho, de ano para ano há sempre uma diferença face ao anterior”, acrescenta Jorge Santos.
Mais perto do grande dia, os estudantes universitários que se encontram a estudar em vários pontos do país regressam à sua terra Natal para um curto período de férias.  A eles untam-se também alguns emigrantes que nesta quadra festiva aproveitam para matar saudades e passar, de igual modo, uma consoada em família como manda a tradição.
A noite de Consoada é passada em família. Após as doze badaladas, da ida à Igreja para a tradicional Missa do Galo onde é dado a beijar o menino Jesus, as famílias juntam-se à mesa e vão adoçando a noite  com as tradicionais iguarias de Natal como o bolo-rei, os sonhos, o tronco de Natal e o Bolo de Natal. Findo o jantar, ainda há tempo para a troca de presentes e para repetir os mesmo desejos de todos os anos nesta quadra: paz, muita saúde, amor e muita alegria.
No dia de Natal, muitas são as pessoas que vão à missa de manhã para a celebração do nascimento do menino Jesus. Neste dia, as famílias reúnem-se novamente à mesa para o tão desejado almoço de Natal, deliciando-se com a variada ementa que vai desde o polvo cozido, ao tradicional bacalhau e ao peru assado.
Tal como em todas as restantes ilhas e terras de Portugal,  a quadra festiva em Santa Maria prolonga-se até ao dia de Reis, 6 de Janeiro.

 


Iluminação natalícia na artéria principal da Vila
Iluminação natalícia na artéria principal da Vila


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior