Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Luzes natalícias que se encontram na entrada de Avintes

AVINTES: Natal com todos e mais alguns

Terra de Adriano Correia de Oliveira, Avintes segue a tradição nortenha no festejo da quadra natalícia à qual se junta a mítica broa de Avintes e o chouriço.

> Daniela Teixeira

Em Avintes segue-se a tradição natalícia à risca: no dia 8 de Dezembro monta-se o pinheiro e colocam-se iluminações nos jardins, varandas ou janelas das casas. O espírito natalício invade o comércio que decora as montras em tons de encarnado e dourado e as padarias da vila que fabricam os doces natalícios, recriando outros.
Quinze dias antes do Natal, os avintenses entram no espírito natalício e vestem-se de pais e mães Natal para a caminhada de quatro quilómetros por algumas das ruas de Avintes.
Na noite de Natal, nas mesas há o habitual: bacalhau, batatas, couves e pencas, cenouras e ovos; há ainda quem junte brócolos, grão-de-bico e nabo. O Bacalhau com Todos é presença obrigatória na mesa de todas as casas portuguesas na consoada de dia 24 de Dezembro, e Avintes não foge à regra. Os doces são também os mesmos de sempre, não faltando as filhós, as rabanadas, a aletria, o arroz doce, os sonhos, os frutos secos e cristalizados nem o bolo rei e o pão-de-ló. Juntam-se ainda os doces familiares e da terra, como é o caso da pirâmide de Natal, que fazem parte da tradição de cada família.
O Natal é a festa da família mas cabem sempre mais alguns, e em Avintes a festa é também dos vizinhos: os vizinhos mais antigos e chegados fazem a habitual troca de "miminhos", oferecendo entre si doces feitos em casa, normalmente os bolos que são "segredo de família".
No dia 25, o bacalhau cozido dá lugar ao Farrapo Velho e às carnes: o tradicional peru e cabrito assado com arroz de forno.
Todas as regiões portuguesas têm a sua iguaria, e falar em Avintes é falar na Broa de Avintes. Muitos dizem ter um aspecto pouco agradável, mas é certo que são poucos os que não gostam: com uma folha de  couve por baixo, alta e castanha, é assim que se quer a verdadeira broa. Mesmo em Avintes, a broa só está disponível em locais de fabrico próprio. “É para as pessoas não enjoarem nem se perder a tradição que tanto custa manter” diz Manuela Silva, padeira da Indústria de Padaria.
No Natal, a Broa de Avintes ganha um novo ingrediente: o chouriço. “A época é especial, então merece uma broa especial” diz a padeira. A broa de Avintes com chouriço é um produto raro mesmo na própria vila, tornando-o “especial e muito procurado nesta época” acrescenta Manuela Silva, das poucas que sabe o segredo da iguaria avintense. Para além da confecção com chouriço, pela época natalícia muitas são as famílias avintenses que fritam a broa servindo como acompanhamento à ceia de Natal. "As encomendas de broa aumentam nesta altura. Os que não passam o Natal em Avintes gostam de levar uma broa para a casa para onde vão e os que cá passam fazem o gosto de a ter na mesa da ceia, seja frita ou normal", adianta Manuela Silva.
O espírito natalício perdura nas casas avintenses até dia 6 de Janeiro, no dia de Reis, quando saem à rua as Janeiras.

 


Luzes natalícias que se encontram na entrada de Avintes
Luzes natalícias que se encontram na entrada de Avintes


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior