Voltar à Página da edicao n. 518 de 2009-12-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 518 de 2009-12-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

“Temos uma grande solicitação das empresas”

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – A ligação entre as universidades e os restantes parceiros sociais, nomeadamente as empresas, é feita através de projectos. Investigações que pretendem responder a problemas ou melhorar produções e níveis de negócio. As actividades que a UBI desenvolve estão, a seu ver, direccionadas para o meio envolvente, ou são necessários ajustamentos?
Ana Paula Duarte –
Na nossa Universidade desenvolve-se muita investigação mais aplicada, com uma consequente transferência de tecnologia em muitos casos. O nosso gabinete tem uma solicitação muito grande, por parte das empresas para fazer esse tipo de projectos. A nossa dimensão está a contribuir para esse número de parcerias. Nesse aspecto tenho de recordar a nossa ligação ao Parque de Ciência e Tecnologia (Parkurbis) que tem contribuído para esta transferência de tecnologia para o meio envolvente, as empresas que estão mais perto de nós.
Mas temos também solicitações de empresas, em termos nacionais, e os técnicos deste gabinete têm vindo a fazer a ligação entre as empresas e os investigadores com o intuito de fazer alguns protocolos para promover projectos de investigação aplicada. 

Urbi@Orbi – Tem como pastas fundamentais, a investigação e a inovação. Quais os principais objectivos que gostaria de atingir, neste âmbito?
Ana Paula Duarte –
Quando iniciei estas funções, tal como agora, partilhava o plano de acção do Reitor e desta equipa reitoral, um documento que tem um conjunto vasto de objectivos.
Uma das metas é a aumentar a produção científica por investigador, tal como já referi. Mas este acréscimo passa não só por aumentar o número de publicações, mas também a sua qualidade.
Existe outro aspecto muito importante que é o de definir prioridades de investigação. A nossa instituição não tem ainda capacidade para poder apresentar boas performances em todas as áreas e acho que devíamos definir prioridades, atendendo ao que já se faz de bom, e aos interesses despoletados em termos internacionais. As áreas de investigação existentes são todas importantes, mas temos de apostar em áreas que nós, Instituto Coordenador de Investigação devemos definir como prioritárias. Este aspecto é importante para haver um melhor encaminhamento da investigação e consequente promoção da produção científica.
Este trabalho deve passar por verificar onde existem grupos que já estão solidificados, que já sofreram avaliações e conseguiram bons resultados e apostar fortemente neles. Todos estes aspectos serão apresentados e debatidos em conjunto.

Vamos harmonizar toda a investigação da UBI

Queremos melhorar os índices de produtividade



"O ICI vai também definir prioridades de investigação"


Data de publicação: 2009-12-22 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior