Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Diabetes e Função Reprodutora Masculina

Aula explicativa sobre diabetes e suas complicações reúne alunos e investigadores no pólo de Ciências da Saúde.

> Monize Medeiros

O curso de Ciências Biomédicas da UBI reuniu alunos do primeiro ano da licenciatura com alunos de mestrado e doutoramento do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) para assistirem a uma aula/palestra sobre Diabetes e Função Reprodutora Masculina. A palestrante convidada foi Sandra Amaral, bióloga do Centre for Neurosciences and Cell Biology (CNC), de  Coimbra.

Durante a palestra, que decorreu na última quarta-feira, Sandra Amaral deu uma breve explicação sobre o aparelho reprodutor masculino, os tipos existentes de diabetes e seus principais sintomas, que são: problemas de visão, fadiga, perda de peso, aumento de apetite devido ao emagrecimento, muita sede e necessidade de ir à casa de banho excessivamente. Por fim, explicou como a diabetes afeta o aparelho reprodutor dos homens

De acordo com Sandra Amaral, tanto os homens como as mulheres diabéticas sofrem alterações no sistema reprodutor, porém os homens apresentam maiores disfunções. “Tem-se o “efeito deletário” ao nível de todos os constituintes do sistema reprodutor, causando assim, anomalias ejaculatórias, disfunção testicular, fraca qualidade espermática entre outros”.

A palestra foi uma iniciativa da diretora do curso de Ciências Biomédicas, Sílvia Socorro, que no final do evento destacou a importância de trazer palestrantes de outras instituições que possam mostrar aos alunos novos trabalhos experimentais, pesquisas e também casos concretos de aplicação da investigação biomédica.  


Data de publicação: 2009-12-15 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior