Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Alunos na VI palestra

A importância dos Biofilmes na Bioengenharia

Os Biofilmes são bons ou maus? Foi esta a pergunta central em mais uma conferência do Ciclo de Palestras de Bioengenharia

> Diogo Jesus
> Catarina Teixeira

No âmbito do Ciclo de Palestras de Bioengenharia, no dia 11 de Dezembro realizou-se a sexta palestra do ciclo de Bioengenharia. Mariana Henriques, professora do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, abordou o tema “Biofilmes e o seu impacto no nosso quotidiano”, mostrando a importância deste tipo de comunidades de microrganismos (bactérias, fungos ou micro algas) no dia-a-dia.

Para começar, Mariana Henriques explicou que  os biofilmes “são estruturas de microrganismos que aderem a uma determinada superfície e formam aglomerados, formam estruturas (“nichos”) em que existe uma grande densidade celular envolvida numa matriz, substância viscosa que lhes confere muita protecção”. A docente destacou o facto de que estes organismos “são especialmente perigosos para a saúde porque são bastante resistentes e difíceis de eliminar”. O exemplo da importância destes microrganismos na área da saúde foi a que mereceu mais destaque, uma vez, que tal como a professora disse, “nas áreas da saúde são muito resistentes e podem criar muitos problemas para os pacientes, como graves infecções”.

Estudante do 1ºano da licenciatura de Bioengenharia, Emanuel Silva considera que a palestra foi enriquecedora: “foi um dos temas que mais me agradou e superou bastante as expectativas”, disse. Tendo ido a todas as palestras que até agora se realizaram, o aluno diz que este evento “tem dado vários conhecimentos daquilo que poderão vir a fazer no futuro”. Ângela Silva, aluna do 1º ano de Bioquímica, também considerou a palestra bastante enriquecedora, destacando o facto da palestra ser uma “mais-valia” no seu percurso académico.

Mariana Henriques julga que metade dos aspectos que mencionou podem ainda ser complexos para os alunos do primeiro ano, mas pensa que lhes colocou “ a pulga atrás da orelha” relativamente a estes microrganismos.

> etsbg @ hotmail . com em 2009-12-23 08:29:20
Não é Emanuel Silva, mas sim Emanuel Teixeira


Alunos na VI palestra
Alunos na VI palestra


Data de publicação: 2009-12-15 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior