Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Perfil de Fernando Nobre

> Eduardo Alves

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda, em 1951. Proveniente de uma classe abastada sempre entendeu ser seu dever “ajudar os que mais necessitam”. Um sentimento que foi ganhado força à medida que ia percorrendo o mundo. De Luanda, passou pelo Congo e daqui foi para Bruxelas.
Foi precisamente na Universidade Livre de Bruxelas que faz o seu percurso universitário na área da medicina. Para além de médico passa também pelo ensino, onde começa como assistente de Anatomia e Embriologia, especializando-se em Cirurgia Geral e Urologia.
É na capital da Béligca que se torna administrador dos Médicos Sem Fronteiras, organização que lhe deu o impulso final para fundar, em Portugal, a Assistência Médica Internacional (AMI).
Passado 25 anos, Fernando Nobre percorreu já mais de 70 países, espalhados por todos os pontos do globo, participando em mais de 200 missões. Por todo este trabalho foi já distinguido como Grande Oficial da Ordem do Mérito, Cavaleiro da Legião de Honra de França, Cavaleiro da Real Ordem da Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Grã-Cruz da Ordem Diocesana de S. Tomé. Fernando Nobre foi, até há cerca de um mês, membro cooptado do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, cargo a que acabou por ter de abdicar “devido a um falta enorme de tempo e de impossibilidades de deslocação até à Covilhã”. É também membro da Irmandade Militar da Nossa Senhora da Conceição (Lamego), Grande Colar da Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente, membro da Confraria dos Degustadores de Vinho do Dão (Viseu) e Confrade de Honra da Confraria da Cabra Velha (Miranda do Corvo).

[Entrevista a Fernando Nobre]






Data de publicação: 2009-12-15 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior