Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
António Marques, presidente da APPACDM, mostra-se confiante na concretização deste projecto

APPACDM da Covilhã concretiza sonho

A Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) vai avançar para a construção das novas instalações, num projecto em que conta com a ajuda da Câmara Municipal da Covilhã e da Segurança Social.

> Bruno Sousa

A APPACDM foi criada com o intuito de acompanhar e apoiar o cidadão com deficiência. Depois de dois anos de funcionamento na Covilhã, o centro de actividades ocupacionais provisório, instalado no antigo edifício da PSP da Covilhã, está com a lotação esgotada. Ao todo, 30 utentes frequentam o espaço, que não reúne condições para receber mais pessoas. Mas o problema está hoje mais perto de ser resolvido:  “a Câmara Municipal da Covilhã cedeu um terreno para a construção de novas instalações, perto do cemitério, e com a ajuda da Segurança Social e de particulares a APPACDM vai iniciar a construção de uma sede, no primeiro trimestre de 2010”, garante António Marques, presidente da associação.
Para a realização das obras é essencial o apoio do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), que vai disponibilizar grande parte dos custos. O presidente da APPACDM salienta que “o POPH vai fornecer um milhão e seiscentos mil euros, mas serão necessários dois milhões e trezentos mil”. António Marques assegura que “as obras irão para a frente, iremos proceder a actividades para angariar dinheiro, e se isso não resultar iremos recorrer a um empréstimo bancário para conseguirmos concretizar este sonho”. “O projecto já esta aprovado pela POPH, mas falta a abertura do concurso público. Contudo, a nossa ideia de começar as obras no primeiro semestre de 2010 mantêm-se ”.
Em Maio próximo, a Covilhã  irá receber uma iniciativa de âmbito nacional da organização da Special Olympics (organização internacional criada para apoiar as pessoas portadoras de deficiências intelectuais). “ É com muito gosto e orgulho que a APPACDM se junta a esta actividade, que irá movimentar centenas e centenas de pessoas a nível nacional” explicou o seu presidente.
No próximo ano a APPACDM garante a continuação das actividades já existentes e o surgimento de duas novas valências, a hipoterapia e cursos de formação na área da carpintaria.


António Marques, presidente da APPACDM, mostra-se confiante na concretização deste projecto
António Marques, presidente da APPACDM, mostra-se confiante na concretização deste projecto


Data de publicação: 2009-12-15 00:07:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior