Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Hasteamento da Bandeira ao som da Banda de Pínzio

Banda da Covilhã: há 65 anos a dar música

Actividades musicais, workshops, cerimónias institucionais preencheram os quatro dias de comemorações do 65º aniversário.

> Cândida Braga Coelho

A Associação Recreativa Musical Covilhanense, fundada a 1 de Dezembro de 1944 pelo músico, recentemente falecido, Guilhermino Fazendeiro, assinalou, entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro, mais um ano de actividade. Com uma história rica e invulgar, a actual Banda da Covilhã é herdeira do património cultural e artístico da “Banda Independente”, que por motivos políticos foi encerrada em 1937. Posteriormente, a 28 de Agosto de 1944 em Assembleia-geral, um grupo de homens imbuídos pelo espírito associativo fizeram ressurgir o movimento musical da Covilhã. Esta “nova Banda” saiu à rua a 1 de Dezembro, e desde então nunca mais parou.

O dia do aniversário ficou marcado pela participação da Filarmónica de Pínzio, com a qual a Banda da Covilhã partilha alguns projectos, principalmente na formação dos músicos. Após a chegada da Filarmónica, procedeu-se ao hastear da Bandeira ao som do Hino 1º de Dezembro e aos cumprimentos à Câmara Municipal da Covilhã, num desfile pelo Centro Histórico da Covilhã. A encerrar os quatro dias de comemorações decorreu o habitual almoço de Aniversário, num grande clima de confraternização, destacando-se a presença de sócios, dirigentes de outras associações, dirigentes das bandas do Concelho da Covilhã e Juntas de Freguesia.

Estes quatro dias do aniversário da Banda foram muito positivos, pois “tudo correu de facto extraordinariamente bem”. Este é mais um ano, em que se cumpre a tradição, avivando assim os “sonhos da Banda da Covilhã”, afirma José Eduardo Cavaco, o actual presidente da associação e director artístico.

Considerada uma das mais prestigiadas instituições que integram o vasto e importante movimento associativo da cidade e do concelho, “onde a música inspira os mais novos”, a Banda conta actualmente com cerca de 30 elementos, muitos dos quais colaboradores da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e alunos da Universidade da Beira Interior. A escola musical conta actualmente com cerca de 80 alunos.

Nestes 65 anos, “a Banda da Covilhã tentou passar uma imagem moderna, actual, inovadora, criativa e cheia de energia. Nós somos uma banda aberta, somos um projecto em construção, trabalhamos essencialmente na escola de música para formar músicos”, diz José Eduardo Cavaco.

A Banda da Covilhã pretende dar continuidade a alguns projectos, os quais passam pelo novo fardamento e mais instrumentos para a Banda, pelo lançamento de projectos que visem sempre a criatividade e a inovação do mundo musical e na região onde se insere, e essencialmente, pela formação dos músicos. O “dia de aniversário é sempre um momento alto na vida de qualquer colectividade e foi com esse espírito que programámos e realizámos as comemorações que para nós marcaram mais um ano filarmónico pleno de actividades”, concluiu José Eduardo Cavaco.

 


Hasteamento da Bandeira ao som da Banda de Pínzio
Hasteamento da Bandeira ao som da Banda de Pínzio


Data de publicação: 2009-12-08 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior