Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Novo recorde do Banco Alimentar

Decorreu este fim-de-semana a 16ª campanha do Banco Alimentar da Cova da Beira (BACB) contra a fome: feitas as contas, os responsáveis apontam um acréscimo de 15 por cento em comparação com a campanha de Natal do ano anterior.

> Ana Pereira

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) realizou nos passados sábado e domingo, dias 28 e 29,  a campanha de Natal de recolha de alimentos. O objectivo era superar a última campanha de Primavera que angariou 36 toneladas, e o  BACB conseguiu alcançá-lo.

As campanhas realizam-se duas vezes por ano: a de Natal, que por norma se realiza no último fim-de-semana de Novembro, e a a da Primavera, em Maio, realizando-se sempre ao sábado e domingo. O Banco Alimentar trabalha apenas com produtos secos, não perecíveis, devido à falta de condições para o armazenamento a longo prazo. Ao longo do ano faz a gestão destes produtos, recolhendo produtos apenas junto das empresas que colaboram com o Banco Alimentar, nomeadamente com bens perecíveis como os frescos, frutas, legumes, líquidos. A distribuição dos alimentos angariados é feita através de 40 instituições de solidariedade social que reencaminham para as pessoas mais carenciadas. Usufruem destes produtos por volta de 3800 pessoas, 840 delas são crianças.

Qualquer pessoa pode fazer voluntariado, bastando inscrever-se ao site do Banco Alimentar. Desde a angariação à porta dos hipermercados, aos que pesam, registam e arrumam os alimentos no armazém, o Banco Alimentar conta com 20 voluntários permanentes e cerca de 300 que ajudam nestas campanhas. Humberto Carrola, 14 anos, iniciou o seu voluntariado no Banco Alimentar há seis meses. A ideia surgiu do catequista, e desde logo se interessou. O que mais o fascina é “ ajudar as pessoas mais necessitadas”. Arminda do Paço, 33 anos, professora de Marketing na UBI, é coordenadora da equipa que promoveu a campanha no Continente. “Apesar da crise, tem-se vindo a verificar sempre um aumento, acho que as pessoas são mais solidárias, esta a correr bem” comentou.

A campanha do BACB decorreu nas superfícies comerciais dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Tortosendo, Guarda, Seia, Gouveia, São Romão e, pela primeira vez, no Sabugal. O Banco Alimentar recolheu nesta campanha 45 183 toneladas, um valor que ultrapassou as 40 60 toneladas do Natal anterior. Paulo Pinheiro, membro da direcção que tem vindo a organizar as campanhas desde o início, considera que “correu optimamente, a adesão foi muito boa, inclusivamente no Sabugal que foi o primeiro ano que participou”. De acordo com a direcção nacional do banco Alimentar, em todo o país registou-se um aumento de 20 por cento em relação ao ano anterior.


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior