Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Dina Miragaia explica a importância deste evento

As novas metas desportivas

O X Congresso da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) tem lugar na Covilhã. Debater as saídas profissionais, os novos métodos de ensino, mas também as potencialidades de projectos turísticos desenvolvidos na região são algumas metas desta “prova”.

> Eduardo Alves

O palco está escolhido e a equipa formada. A estratégia foi cuidadosamente pensada e as linhas mestras das tácticas a utilizar nesta prova estão bem presentes no programa de acção que irá ser levado em conta. Só falta mesmo o dia 29 de Novembro para que tudo comece.
É precisamente a 29 e também a 30 de Novembro que decorre na Faculdade de Ciências da Saúde, a décima edição do Congresso da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD). Um evento que se estreia na Covilhã e que pretende debater as principais questões relacionadas com o emprego e as diversas oportunidades de negócio na Gestão do Desporto. Dina Miragaia, docente do Departamento de Ciências do Desporto e uma das responsáveis pela organização começa por apresentar o que está em jogo.
Trata-se de uma reunião científica onde o desporto irá ser tema central, até porque, “esta temática é de especial relevo”. A estratégia de quem delineou mais esta edição passa por “ligar também ao assunto fulcral, a questão da empregabilidade e do desenvolvimento regional, dado que, do ponto de vista desportivo, as profissões começam a ultrapassar, e muito, o âmbito normal do professor de educação física, do treinador e por isso mesmo começamos a ter um vasto leque de oportunidades, do ponto de vista da empregabilidade”, remata a docente.
Neste evento, onde se procura um modelo de organização desportiva que promova também o desenvolvimento local e regional, foi desenhado um programa com temáticas muito diversas “que associam a questão do desporto, empregabilidade e desenvolvimento regional, trazendo desde juristas, a economistas, a professores, a pessoas que estão directamente no terreno e que não têm muito a ver com a leccionação”, sublinha Dina Miragaia. Com um público diversificado, pretende-se “dar voz tanto a profissionais como a jovens alunos de 1º ciclo em Gestão de Desporto e Ciências do Desporto”, também estes envolvidos na organização do congresso. A docente faz questão de saudar a participação de alunos "na construção deste tipo de iniciativas".
Os Modelos de Organização Desportiva; o Desporto e Desenvolvimento e os Clubes, Associações e Autarquias são assim as grandes temáticas deste encontro onde, para além do debate sobre o estado actual do sector, se pretende também desenhar algumas metodologias que permitam aproveitar e divulgar as potencialidades regionais e a ligação destas com o desporto. “A ideia é a de conseguir, com este congresso, um palco de divulgação de outras atracções que a nossa região tem. Este evento terá assim lugar a um domingo e uma segunda-feira precisamente para permitir às pessoas que queiram vir para a região durante o fim-de-semana, uma forma de desfrutarem aquilo que ela oferece”, adianta a docente. O programa de intervenções vai contemplar, precisamente, diversas palestras sobre a ligação do desporto e do lazer.
O emprego e a ligação entre a UBI e os seus licenciados é outra das áreas em grande destaque nesta prova. Pedro Guedes e Dina Miragaia vão apresentar uma análise sobre a empregabilidade no sector “com o foco de estudo a ser precisamente os alunos da UBI”. Estes inquéritos têm vindo a ser feitos, “não só para acompanharmos os licenciados, mas também para sabermos quais são as novas tendências de empregabilidade nesta área e inclusivamente quais são as dificuldades que os antigos alunos encontram quando chegam ao mercado, para que possamos aqui afinar os programas”, explica.
A responsável pela organização acrescenta ainda que em relação ao emprego, o desporto tem uma característica interessante do ponto de vista da empregabilidade. Dina Miragaia garante que “se tem vindo a notar que os licenciados têm conseguido uma variabilidade de oportunidades de emprego que é muito interessante”, e por isso mesmo, os promotores esperam que este evento “sirva como espaço para trocas de relatos de outras experiências, de quem já está no mercado, com os actuais estudantes”. 
Durante os dias 29 e 30 de Novembro, o Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde vai ser palco deste evento. O programa apresenta um vasto leque de intervenções, de entre as quais, a organização destaca, a de Darlene Kluka, da Barry University, que vem falar sobre a gestão do desporto a uma escala internacional e a intervenção da professora Jolanta Zysko, da Universidade de EF de Varsóvia, Polónia, que vem apresentar um trabalho sobre as questões da governança e do desporto do ponto de vista do desenvolvimento político. A nível nacional, destaque para a presença de João Sacchetti, que faz parte da João Lagos Sports, José Guilherme Aguiar, jurista, “que vem falar sobre a dinâmica das Sociedades Anónimas Desportivas (SAD’s), que começam já a ter um nível de profissionalização muito grande”, e Camilo Lourenço, economista, “que vem falar sobre os impactos económicos no emprego, no âmbito desportivo”. Dina Miragaia destaca também a participação de Miguel Angel Nogueras Carrasco, presidente da Associação Espanhola de Desporto e Cecílio Regojo, que vem apresentar uma intervenção sobre a gestão de talentos e das organizações.


Dina Miragaia explica a importância deste evento
Dina Miragaia explica a importância deste evento


Data de publicação: 2009-11-24 00:18:16
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior