Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Modelo Liliana Silva

“A nudez ainda é tabu”

O núcleo de Arquitectura teve a iniciativa de organizar um workshop de modelo nu. A ideia surgiu do director de curso, Luís Miguel.

> Fátima Oliveira

O workshop de modelo nu decorreu entre os dias 17 e 19 de Novembro, no edifício de Arquitectura, e teve a duração de 15 horas. Inicialmente, o número de inscritos estava limitado a 60 pessoas, contudo a grande adesão levou a organização a aceitar mais alunos. e por isso a modelo, Liliana Silva, de 22 anos, posou para os 74 alunos inscritos.
Foram propostos aos alunos vários exercícios com o intuito de desenhar a modelo em várias poses e diferentes perspectivas. O bom desempenho da modelo foi essencial para a prestação dos alunos. “Actualmente sinto-me totalmente à vontade”, sublinha Liliana que posou completamente desinibida perante os olhares atentos e observadores dos alunos.
A maior controvérsia foi o facto do evento servir como elemento de avaliação e ser cobrado um valor de inscrição. Alguns alunos de Arquitectura, salientam que ”é mau os alunos terem que pagar e serem avaliados, pois há pessoas que não têm possibilidades financeiras”.
Já Luís Miguel, professor de Desenho, aborda a importância de trabalhar a representação humana e relacionar o corpo nu com noções de escala e proporção. Frisa um aspecto importante face a esta iniciativa e assegura que “os cursos complementares vão enriquecer o curriculum dos futuros arquitectos”.
Durante o workshop, Rita Ochoa, professora de Projecto, orientou e aconselhou os alunos para os exercícios propostos. Confessa estar satisfeita com o empenho dos alunos e afirma que “é muito mais enriquecedor para os alunos desenhar um modelo real",  daí terem contratado a modelo Liliana Silva.
Maciel Barreira, de 23 anos, está a frequentar o doutoramento em Arquitectura, decidiu prestar auxílio aos alunos inscritos no workshop e explica a razão da iniciativa: “existe uma componente da cadeira de Desenho que diz respeito à compreensão da figura humana”. Maciel acredita que com a prática, a melhoria é visível. No que diz respeito ao modelo nu ainda existem vários preconceitos: “o povo português ainda tem a figura humana e a nudez do próprio corpo como algo íntimo e pessoal que não deve ser exposto”, desabafa Maciel.              
As inscrições do workshop estavam disponíveis para toda a comunidade, uma vez que o “desenho é uma linguagem universal”. Está previsto para o segundo semestre, no mês de Junho, a continuação do workshop, com o intuito de explorar aspectos fundamentais no desenho, tais como a cor e a mancha.

 

 

 

 

 

> celsagil @ ubi . pt em 2009-11-30 14:32:23
Nesta notícia gostaria de corrigir que a iniciativa não partiu do Núcleo de Estudantes de Arquitectura mas sim do Gabinete do Director do Curso de Arquitectura. Este evento foi organizado pelo Prof. Doutor Luís Miguel Moreira Pinto, pela Arqtª. Ana Rita Ochoa de Castro, pela Arqtª. Ana Maria Martins, pelo Arqtº. Maciel Barreira e pela Dra. Celsa Gil. Os meus melhores cumprimentos. Celsa Gil


Modelo Liliana Silva
Modelo Liliana Silva


Data de publicação: 2009-11-24 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior