Voltar à Página da edicao n. 513 de 2009-11-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 513 de 2009-11-17   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O CHCB vai ser a primeira unidade hospitalar a ter uma valência de Medicina de Reprodução no Interior do País

CHCB com Unidade de Medicina de Reprodução

A partir de 2010 irá funcionar, em pleno, a nova Unidade de Medicina de Reprodução, no Hospital Pêro da Covilhã. Uma aposta num campo médico que irá dar resposta ao problema de 1300 mulheres.

> Eduardo Alves

Segundo as contas de um estudo realizado por investigadores da Universidade da Beira Interior, perto de 1300 casais que residem na Beira Interior, têm necessidade de recorrer a apoio médico para conseguirem ter filhos. As unidades de Medicina de Reprodução que podem dar resposta a este tipo de casos estão apenas instaladas em Lisboa, Porto e Coimbra.
Para mudar o mapa destes serviços o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) investiu na formação de recursos humanos e também na criação de uma Unidade de Medicina de Reprodução. Uma aposta que pretende dar solução a um problema de saúde e também potenciar a investigação médica e novos projectos no interior do País.
De momento, os responsáveis hospitalares apenas aguardam “luz verde” do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida. Depois de um parecer favorável por parte deste órgão, a nova unidade, que tem sede no Hospital Pêro da Covilhã, irá começar com os tratamentos de fertilidade recorrendo às mais avançadas tecnologias e procedimentos que existem na área, garantem os responsáveis.
António Hélio Olliani, médico responsável pela Medicina de Reprodução na Covilhã e docente na Faculdade de Ciências da Saúde, garante que no início do próximo ano, os primeiros casais “que estão já a ser acompanhados” vão receber os seus tratamentos e cuidados médicos na “cidade neve”. Durante 2010, o CHCB deverá assim dar resposta a 120 casais que têm problemas nesta área. Este novo laboratório vai apoiar sobretudo “casais entre os 30 e os 50 anos, dos distritos de Castelo Branco e da Guarda”. A triagem destes casais “está já a ser feita”, garante Olliani. O responsável adianta ainda que “os tratamentos mais simples estão já a ser realizados na Covilhã”.


O CHCB vai ser a primeira unidade hospitalar a ter uma valência de Medicina de Reprodução no Interior do País
O CHCB vai ser a primeira unidade hospitalar a ter uma valência de Medicina de Reprodução no Interior do País


Data de publicação: 2009-11-17 00:04:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior