Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Alegria em palco das Moçoilas

Tunas animam o quarto dia da Recepção ao Caloiro

Já B’UBI & Tokuscopus surpreende os presentes com uma entrada em grande e inesperada

> Cândida Braga Coelho

Após o Arraial da Cerveja e de uma noite de concertos chegou a vez das tunas: C'a Tuna aos Saltos, Tuna-Mus, Desertuna, Moçoilas e Já B'UBI & preencheram o espectáculo de quarta-feira, no recinto da Anil. O facto de "a Latada ter começado muito tarde reflecte-se na noite de hoje com muito menos gente no Pavilhão", desabafa Pedro Oliveira, magister da Tuna-Mus, para justificar o atraso que houve no início das actuações.
C'a Tuna aos Saltos, a Tuna feminina mais recente da UBI, deu início à animação da noite, entrando ao som de tambores. A C'a Tuna nasceu em Novembro de 2008, e as suas músicas são originais do próprio grupo, como explica Sílvia Alves, magister da Tuna Médica Feminina da UBI.
A Tuna-Mus, que fez dois anos a 16 de Outubro, conta actualmente com 37 membros, e com a participação de nove caloiros, revela Pedro Oliveira, magister da Tuna Médica da UBI. Segundo o magister, o objectivo da Tuna-Mus para este ano é "consolidar a qualidade" que o grupo pretende ter, "aumentar o grupo para dimensões que nos permitam manter a estabilidade ao longo dos anos, captar os nossos caloiros, incorporar o espírito académico e aproximar o Pólo IV dos restantes pólos da Universidade através da Tuna".
A Desertuna, que festeja o seu sétimo aniversário no dia 20 do próximo mês, encantou os estudantes com os seus ritmos próprios e com a sua música mais característica. "A adesão à Tuna varia conforme a entrada de caloiros na Universidade, contando neste momento com 40 elementos activos", afirma Nuno Bajouco, magister da Desertuna.
As Moçoilas, com 20 anos de existência, foram uma das primeiras tunas femininas do país e das poucas que ainda estão no activo. Segundo a magister, Joana Cruz, "a Tuna tem já algumas actuações para o Natal", e posteriormente actuará no próprio Festival.
A Já B'UBI & Tokuskopus fechou a noite académica. Como marca de diferença em relação anos anteriores, a Tuna abriu o espectáculo com os caloiros de fraldas a cantar a conhecida música "Os Patinhos". Com a ajuda do Grupo de Motards Lobos da Neve, a Tuna proporcionou uma entrada em grande estilo no recinto para o espanto de todos. Cada elemento da Tuna entrou de mota, acompanhado pelos membros do referido Grupo de Motards. A Já B'UBI & Tokuskopus é uma Tuna  "com 20 anos de existência e que continua a dar seguimento ao trabalho que têm vindo a desenvolver, um trabalho de alegria e de espírito académico principalmente", revela Rui Ribeiro, magister da Já B'UBI & Tokuskopus. Ao grupo aderiram dez caloiros. Uma Tuna que em tempo presente conta com 44 elementos activos.
Após as actuações das Tunas, foram revelados os resultados da Latada: ganhou Engenharia Civil, seguido de Medicina e em terceiro Ciências Biomédicas. Os cursos de Engenharia Aeronáutica, Ciências do Desporto, Economia e C.P.R.I. (Ciência Política e Relações Internacionais) foram desqualificados.  

 

 

> formiga_inha @ hotmail . com em 2009-11-03 20:32:13
Já B'ubi & Tokuskopus, uma Tuna que marca pela diferença. :D Deixo aqui uma palavra de agradecimento aos Lobos da Neve. Rui Cunha aka QG


Alegria em palco das Moçoilas
Alegria em palco das Moçoilas


Data de publicação: 2009-11-03 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior