Voltar à Página da edicao n. 510 de 2009-10-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 510 de 2009-10-27   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
No painel

"Nova forma de fazer notícias"

Os dispositivos móveis são considerados uma nova ferramenta para os profissionais na transmissão de informação.

> Sara Pereira

Aplicações Informáticas foi o tema abordado por António Gil, Marco Oliveira e Benjamin Júnior, participantes do 1º Encontro da Montanha que decorreu nos dias 23,24 e 25 do mês corrente, na Pousada da Juventude das Penhas da Saúde.
O director geral da empresa Dom Digital, António Gil, fez uma apresentação sobre a construção de mobile Web sites universais. Para responder à pergunta “Como reproduzir conteúdos automaticamente para cinco mil dispositivos móveis diferentes”, António Gil apresentou duas soluções: o “Pronto a vestir” e o “Alfaiate”. A primeira corresponde a uma solução rápida onde se podem criar gratuitamente conteúdos telemóveis, sem que se verifique uma perfeita adaptação aos vários modelos. Já o “Alfaiate” permite a optimização dos conteúdos e é dividido em quatro fases: recolha de dados, optimização, publicação e adição de valores, isto para cada modelo.
A concluir, o representante da Dom Digital defendeu a “aposta na produção de conteúdos móveis uma vez que existe um mercado emergente”.
O investigador do LabCom, Marco Oliveira, debruçou-se sobre “Notícias para dispositivos móveis: aplicações Web e nativas”. Adaptar conteúdos Web a todos os dispositivos portáteis, combinar a portabilidade dos serviços Web com a mobilidade dos utilizadores e capacidades, e criar notícias formatadas para o leitor foram pontos abordados por Marco Oliveira.
Quanto às limitações actualmente existentes nos dispositivos móveis, o investigador disse que o GPS integrado, a câmara fotográfica, o vídeo e a capacidade multimédia são condições essenciais para o trabalho do jornalista. O facto de no último trimestre de 2008 o número de pessoas que navegaram na Internet através do telemóvel continuar a aumentar, reforça a ideia do investigador: “os telemóveis mudaram muito a vida das pessoas, até mais do que a Internet”. Marco Oliveira destacou a importância da criação de um sistema de distribuição e de entrega de notícias tal como funcionam as sms, mas incluindo foto, áudio e vídeo e ainda a possibilidade da aplicação nativa de fazer um resumo das notícias automaticamente.
“O SAPO e a Multiplataforma” foi tema da intervenção de Benjamin Júnior, um dos co-fundadores do SAPO. O interveniente começou por explicar o posicionamento da SAPO na Web, referindo que este funciona como uma espécie de hub de conteúdos que recebe cerca de um milhão de visitantes por dia.
Em 2007, o SAPO lançou a oferta mobile que lhe garantiu um forte posicionamento no mundo da Internet, com mais informação e mais entretenimento. Porém, com o lançamento do iPhone, os alicerces da SAPO foram abalados. O paradigma iPhone levou a que a SAPO desenvolvesse um novo produto ligado ao lazer, onde se incluem aplicações como a banca, cinema e futebol. O co-fundador da SAPO acredita que a “Web será sempre uma grande plataforma”, onde todos estarão sempre ancorados, no entanto disse não saber como serão as novas dinâmicas.
Para finalizar esta intervenção Benjamin Júnior revelou um dos ingredientes que levou ao sucesso da SAPO:”o apaixonar os seus utilizadores”.


No painel
No painel "Aplicações Informáticas" apresentaram-se as soluções para o futuro nesta área


Data de publicação: 2009-10-27 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior