Voltar à Página da edicao n. 508 de 2009-10-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 508 de 2009-10-13   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Duas técnicas de saúde vieram explicar algumas formas de prevenção da gripe

UBI ensina da prevenir a Gripe A

Na última terça-feira, 6 de Outubro, o anfiteatro nº1 da UBI recebeu a Infecciologista do Hospital da Cova da Beirã, Leopoldina Vicente. A sessão de esclarecimento teve como tema principal “Gripe Pandémica: a importância da prevenção como medida de saúde pública”.

> brunosousa

A sessão de esclarecimento, que teve lugar na UBI, procurou informar sobre algumas dúvidas existentes acerca do vírus da gripe A. Com um discurso simples e conciso foram abordadas por Leopoldina Vicente, médica no Centro Hospitalar da Cova da Beira, questões mais técnicas relacionadas com o vírus H1N1, numa sessão de esclarecimento que visava em particular os funcionários da UBI.
O discurso teve como pontos altos o desenvolvimento que o vírus alcançou até se transformar no que hoje em dia se classifica como Gripe A ou Vírus H1N1. Foi descrito o seu progresso ao longo dos tempos, a sua comparação com a gripe sazonal e o que fazer para evitar que este se propague. Na parte da propagação foram referidas as medidas que devem ser tomadas por todos para evitar a transmissão.
No final Leopoldina Vicente esclareceu as dúvidas dos presentes, salientado que o Hospital Pêro da Covilhã “está preparado, organizado e esquematizado para qualquer situação, incluindo a de surto”. Quando questionada sobre as vacinações, a Infecciologista recorreu às regras colocadas em funcionamento pela Direcção Geral de Saúde.
No final da sessão, a vice reitora, Ana Paula Coelho Duarte agradeceu a presença de Leopoldina Vicente e sanou as preocupações dos presentes dizendo que “todos os funcionários que entenderem que necessitam de utensílios para poderem fazer melhor o seu trabalho podem requisitar o material ao economato”. Por fim, anunciou que serão efectuadas em breve “mais sessões de esclarecimento sobre o plano de contingência para outros públicos alvo”.


Duas técnicas de saúde vieram explicar algumas formas de prevenção da gripe
Duas técnicas de saúde vieram explicar algumas formas de prevenção da gripe


Data de publicação: 2009-10-13 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior