Voltar à Página da edicao n. 505 de 2009-09-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 505 de 2009-09-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

De Manchester a Oxford

> João Canavilhas

“Isto nem parece a mesma cidade: estive cá em Agosto e a Covilhã estava às moscas!”. O desabafo é de um amigo que passou pela Covilhã em turismo e voltou ontem em trabalho. A sua observação constata o óbvio: Covilhã transformou-se numa cidade estudantil.

Com o regresso dos estudantes universitários, a cidade vê a sua população aumentar cerca de 20 por cento. Na terceira semana de Setembro, a Covilhã recupera da longa letargia estival: a economia local renasce, os espaços de convívio ganham nova vida e as ruas voltam a ter movimento.

Para alguns comerciantes, os estudantes são muito mais do que clientes: são amigos que regressam ano após ano. Com a família longe, é junto destes novos amigos que muitos estudantes encontram apoio nas horas mais difíceis da sua vida estudantil. Este convívio dá origem a um intenso e rico intercâmbio cultural que permite aos estudantes integrarem-se na cultura local, e aos covilhanenses contactarem outras realidades.

Com mais ou menos queixas por causa do ruído nocturno, a verdade é que a cidade já não passa sem os seus estudantes: a velha “Manchester” é hoje uma “Oxford”.


Data de publicação: 2009-09-22 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior