Voltar à Página da edicao n. 502 de 2009-09-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 502 de 2009-09-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A solução apresentada pelo aluno da UBI para um carro ecológico com design

Aluno da UBI apresenta carro ecológico

A ecologia está cada vez mais na primeira linha da indústria automóvel. Mas é também o design dos produtos que tem um grande peso no lançamento de novos modelos. Uma tese de mestrado apresentada na UBI aborda estas duas condicionantes e aponta uma solução.

> Eduardo Alves

André Camboa é o autor da tese de mestrado apresentada na UBI que pretende analisar a influência das soluções sustentáveis no design automóvel. Um estudo que contou com a orientação do docente da instituição covilhanense, Denis Coelho.
Esta dissertação “incide sobre o tema da influência no design automóvel da necessidade de o transformar num produto ambientalmente mais sustentável”, adianta o autor. Por isso mesmo, mostra-se como uma pesquisa “sobre a história das várias tendências que o moldaram e sobre os seus constituintes, no que concerne às tecnologias de motorização”.
André Camboa acrescenta que “esta pesquisa ajuda-nos a compreender melhor como o design dos automóveis se relaciona com as soluções tecnológicas nele inseridas”. Para que fosse possível encontrar novas soluções e compreender todos os resultados recolhidos ao longo do trabalho, “realizou-se um estudo exploratório, que consta da elaboração de vários esboços de veículos produzidos na segunda metade do século XX, incorporando as tecnologias de origem e outras diferentes. Desenhou-se os veículos seleccionados com as motorizações de origem e redesenhou-se os mesmos contendo motorizações que utilizam fontes de energia mais ecológicas do que os combustíveis fósseis e fez-se assim uma análise fundamentada da interacção das motorizações com o design automóvel, evidenciando as possibilidades inerentes ao uso de tecnologias que constituem alternativa às mais usadas actualmente”, refere o autor.
Desta forma, são assim apresentadas soluções para uma das principais indústrias a nível mundial, através “de um automóvel e da sua infra-estrutura de suporte que oferece uma antevisão daquilo que o futuro próximo nos poderá reservar”.
Um trabalho que consta agora de um projecto, denominado “Share”, que “materializa uma solução ambientalmente sustentável aliada à tecnologia de substituição rápida de baterias. Este evidencia a influência no design do automóvel, e na infra-estrutura de apoio à sua utilização, de uma solução potencialmente suscitadora de uma mais rápida adopção massiva do veículo eléctrico, uma vez que endereça o principal entrave que se coloca a esta adopção – a ansiedade relativa à baixa autonomia e ao elevado tempo de recarga”, explica André Camboa.


A solução apresentada pelo aluno da UBI para um carro ecológico com design
A solução apresentada pelo aluno da UBI para um carro ecológico com design


Data de publicação: 2009-09-01 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior