Voltar à Página da edicao n. 497 de 2009-07-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 497 de 2009-07-28   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A obra foi apresentada na passada semana

Mêda edita carta arqueológica

São vários pontos de interesse histórico que estão agora devidamente assinalados na carta Arqueológica do concelho da Mêda. Uma publicação da autoria do arqueólogo António Sá Coixão, que contou com o apoio de Ana Brígida da Criz e Paulo Vaz Simão.

> Eduardo Alves

A autarquia de Mêda apresentou, na passada semana, a Carta Arqueológica do Concelho de Mêda. Um documento histórico que analisa, de forma mais aprofundada, alguns locais relevantes naquele território.
Uma obra dirigida por António Sá Coixão, que desde 2003 trabalha no Plano de Investigação de Mêda. Este arqueólogo tem dirigido trabalhos de escavação e investigação no Castro de São Jorge (Ranhados), na Casa do Templo, na localidade de Marialva e também em Vale de Mouro, na freguesia da Coriscada.
Estes são apenas alguns exemplos dos locais de interesse arqueológico que estão agora catalogados e analisados no livro apresentado pela autarquia da zona raiana. Para além da equipa destes três arqueólogos, integraram também o estudo, alguns técnicos franceses, que desenvolvem trabalhos na cidade de Lyon. Um contacto feito através do director-adjunto do plano de investigação, Tony Silvino, luso-descendente e arqueólogo naquela cidade francesa.
A apresentação desta obra inclui também um conjunto de comunicações, como “A Beira Interior na Época Romana: da paisagem rural às capitais de civitates”, da autoria de Pedro Carvalho, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, “Arquitectura e Arqueologia da Villa da Coriscada”, um texto da autoria conjunta de António Sá Coixão e Virgílio Hipólito Correia, do Museu Monográfico de Conímbriga e “O Cortejo de Baco da Villa da Coriscada”, da autoria de Cristina Oliveira, do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.


A obra foi apresentada na passada semana
A obra foi apresentada na passada semana


Data de publicação: 2009-07-28 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior