Voltar à Página da edicao n. 496 de 2009-07-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 496 de 2009-07-21   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A primeira edição do Worldwide Photo Walk, na Covilhã, contou com a participação de 21 pessoas

Um retrato da Covilhã no mundo

Foram 21 os participantes no Worldwide Photo Walk, na Covilhã. Uma iniciativa que começou o ano passado pela mão do americano Scott Kelby e que este ano conta já com 900 cidades, onde se inclui a Covilhã.

> Eduardo Alves

João Pedro Silva ia dando a últimas indicações ao grupo de 21 pessoas que se juntavam numa das raras sombras do Parque da Goldra. A tarde do passado sábado, 18 de Julho, foi especial nesta zona da cidade. Por ali andaram, de máquina fotográfica na mão, 21 participantes do “Worldwide Photo Walk”. Uma iniciativa que começou no ano passado pela mão de um fotógrafo americano. Scott Kelby, também especialista no conhecido software de imagem “Photoshop”, promoveu uma actividade que consistia essencialmente numa caminhada de duas horas, pelas ruas de uma determinada cidade, onde os participantes poderiam fotografar tudo o que lhes despertasse a atenção. Este evento decorre no mesmo dia em todo o mundo. A melhor foto foi seleccionada e premiada.
O evento teve um impacto de tal forma assinalável que nesta segunda edição, do passado dia 18, participaram 900 cidades que foram fotografadas por cerca de 30 mil pessoas.
Nessas cidades esteve também a Covilhã. O desafio chegou através de João Pedro Silva. Este sociólogo, natural da “cidade neve”, e dinamizador do blogue “Pulse and Vision”, mostrar-se bastante satisfeito com esta primeira iniciativa. “Um evento que pode dar origem a muitos outros”. Apaixonado pela fotografia, segue de perto estas actividades e decidiu também ele, tentar colocar a Covilhã neste “passeio fotográfico”. Traçado um percurso, os 25 participantes lá foram subindo o Parque da Goldra, a zona do Rossio do Rato, centro da cidade e terminaram perto do Jardim Público.
Os trabalhos vão agora ser geridos por cada um dos intervenientes. Na inscrição deste evento, os participantes têm acesso a uma página on-line onde podem colocar as suas duas melhores fotos. Todas elas vão depois ser visionadas pelo promotor mundial da iniciativa, Scott Kelby, que irá escolher a melhor foto. O autor da imagem ganha um prémio no valor de 11 mil dólares.
Quando questionado sobre se o montante poderá vir para a Covilhã, João Pedro Silva, diz, entre um sorriso fotográfico, “tudo é possível, no ano passado houve uma foto do Porto que foi premiada”, refere.


A primeira edição do Worldwide Photo Walk, na Covilhã, contou com a participação de 21 pessoas
A primeira edição do Worldwide Photo Walk, na Covilhã, contou com a participação de 21 pessoas


Data de publicação: 2009-07-21 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior