Voltar à Página da edicao n. 494 de 2009-07-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 494 de 2009-07-07   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Os três jovens conheceram todos os cursos de Engenharia da UBI

UBI escolhida pelos vencedores do Ciência Viva

Durante uma semana, o Edifício das Engenharias serviu de casa a três jovens algarvios que venceram um concurso nacional no âmbito do Ciência Viva. Este evento, promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, permitia a estes jovens visitar qualquer universidade portuguesa. A escolha recaiu na UBI.

> Eduardo Alves

Quem olhe para os três jovens algarvios que por estes dias percorrem os corredores do Edifício das Engenharias, dificilmente irá pensar que são os três vencedores de um concurso nacional promovido pelo programa Ciência Viva.
Os três colegas de 17 e 18 anos terminaram o 12º ano de escolaridade na Secundária de Loulé. Foi nessa mesma escola que um professor os começou a desafiar para a participação em concurso científicos, vocacionados para alunos do secundário. Tiago Mendes, Ricardo Valente e Tiago Aleixo abraçaram a proposta com convicção e acabaram por “estudar a deriva litoral no Algarve e o efeito dos esporões”, explicam. Um trabalho que os levou ao primeiro lugar nacional do evento e também “a Espanha”. Tiago Aleixo conta que o prémio lhes permitiu frequentar um estágio de Verão “na Universidade Complutense de Madrid”.
Estes cientistas falam já como gente crescida sobre este tipo de temáticas. De tal forma, que este ano voltaram a entrar no concurso e “analisámos os sedimentos do fundo oceânico estudando os microrganismos que aí existem para poder reconstruir o paleoclima da região dos Açores, conseguimos fazer uma reconstituição até cerca da última era glaciar, o que foi bastante positivo”, sublinha Ricardo Valente.
Voltaram o primeiro lugar e tiveram direito a escolher uma semana numa universidade portuguesa, isto porque, “serviria também para conhecermos uma futura instituição onde pudéssemos continuar os nossos estudos universitários”, reitera Tiago Mendes.
De entre todas as universidades portuguesas, a instituição escolhida por estes alunos foi precisamente a Universidade da Beira Interior. A UBI acabou por se destacar no cômputo nacional, “devido à forte presença dos cursos da área das Engenharias. Ao que se junta o facto de estarem aqui implementados cursos de Engenharia Civil e Engenharia Aeronáutica, duas formações que gostávamos muito de frequentar e também para conhecer novas instituições e projectos académicos”, explicam.
Esta semana serviu assim para ficarem a conhecer toda a estrutura que está por detrás deste tipo de cursos. Para além dos laboratórios, dos funcionários que dão apoio às licenciaturas e das investigações que são desenvolvidas na UBI “existe um vasto conjunto de estruturas que permitem fazer aqui coisas muito aliciantes e engraçadas”, confessam. Os três jovens levam para o Sul do País uma imagem muito positiva da instituição covilhanense, a qual acabou por ficar na lista de preferências para seguirem o Superior. “É uma universidade nova, tem muito material prático, o que também é bastante interessante. Nas universidades da nossa região, embora existam alguns laboratórios, penso que se trabalha mais numa base teórica. Aqui, pelo que conseguimos entender, existem muitos laboratórios e uma boa base prática da UBI e está muito bem organizada”, descrevem os alunos. Para além destes factores, os três jovens algarvios gostaram também “do ambiente de toda a cidade e de toda a envolvente académica, que parecem ser propícios a um desenvolvimento do estudo”.
Durante uma semana, estiveram em todos os Departamentos da Faculdade de Engenharias da UBI. O contacto com os docentes, com a investigação que é feita na academia covilhanense e com as estruturas da UBI foi uma constante. Este tipo de actividades, com jovens do ensino secundário a participarem em actividades científicas durante o período de férias continua durante todo o mês de Julho, na Covilhã.


Os três jovens conheceram todos os cursos de Engenharia da UBI
Os três jovens conheceram todos os cursos de Engenharia da UBI


Data de publicação: 2009-07-07 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior