Voltar à Página da edicao n. 493 de 2009-06-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 493 de 2009-06-30   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
As aldeias históricas vão servir de palco para mais esta prova

Aldeias Históricas servem de palco a prova automobilística

O Clube Escape Livre vai promover mais um BMW X Experience. Uma prova que decorre no próximo mês de Outubro e vai percorrer vários concelhos da Beira Interior.

> Eduardo Alves

Guarda, Fundão, Penamacor e Figueira de Castelo Rodrigo são os concelhos que acolhem mais uma prova “BMW X Experience”, promovida pelo clube Escape Livre.
Este evento, marcado para os dias 2, 3 e 4 de Outubro vai reunir os amantes dos veículos todo-o-terreno da marca germânica na cidade mais alta do País.
Ponto de partida para um percurso onde serão visitadas as aldeias históricas da zona raiana.
O BMW X Experience / Aldeias históricas 2009 vai percorrer a região mostrando aos participantes oriundos de todo o País as mais bonitas aldeias históricas como Castelo Novo, Sortelha, Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Penha Garcia ou Castelo Rodrigo.
Depois da região do Douro, da Serra da Estrela e da Raia Beirã os proprietários dos BMW X3 e X5 vão conhecer mais um pouco do importante património nacional.
Até Outubro aqui serão colocadas, mensalmente, fotos e informações sobre cada uma das aldeias históricas a visitar durante o BMW X Experience/Aldeias Históricas 2009.
Castelo Novo é a primeira localidade a ser visitada pela comitiva. Na “Fonte da Gardunha”, os participantes vão poder “beber água pura nas fontes do Alardo, sentir o ar fresco da Gardunha ou simplesmente passear nas imediações de Castelo Novo”, adiantam os organizadores. Para além disso está também agendada uma visita ao edifício dos Paços do Concelho. A caravana segue depois para Idanha-a-Velha. Neste palco de antigas batalhas, que tem sobrevivido aos séculos vai ser visitado “o valioso património histórico, de onde se destacam as casas mantidas com os traços originais, com as pequenas janelas de cantaria irregular e portas de madeira antiga”. A Sé e as ruínas dos vestígios romanos, a ponte sobre o rio Pônsul ou a torre de menagem dos templários são, também, alguns dos lugares de passagem obrigatória.
Segue-se Penha Garcia, a vila templária. Num cenário de exuberância natural e de diversificada riqueza histórico-cultural vai ser motivo de visita o castelo e o famoso conjunto de antigos moinhos e de fragas.
Outro dos pontos de passagem obrigatória quando se fala de aldeias históricas é a vila de Sortelha. Dentro das muralhas centenárias, que resguardam casas de pedra quase todas elas recuperadas a rigor, os participantes neste evento vão também poder visitar a torre do castelo, o pelourinho manuelino e toda a sua envolvente.
Seguindo uma estrada estreita de curvas apertadas a comitiva vai chegar às portas de uma fortaleza medieval, estarão em Castelo Mendo. Pequenas casas de pedra, com alpendre e janelas aprumadas, o terreiro da igreja, onde os habitantes veneram uma imagem da Senhora de Fátima e onde três vezes por ano se realiza a feira oficial, são alguns dos pontos da visita.
Por fim, a caravana passa ainda em Castelo Rodrigo. Com o seu castelo a encimar a Serra da Marofa a vastidão de terra permiti avistar quase toda a região, desde a Serra da Estrela à Raia Espanhola. Mais uma vez, os participantes serão agraciados com a beleza das construções em pedra e também com a imagem de Santiago Mata-Mouros e histórias de guerras e peregrinos.


As aldeias históricas vão servir de palco para mais esta prova
As aldeias históricas vão servir de palco para mais esta prova


Data de publicação: 2009-06-30 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior