Voltar à Página da edicao n. 492 de 2009-06-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 492 de 2009-06-23   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Perfil de João Seabra

> Eduardo Alves

João Seabra é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de da Universidade do Porto. Natural de Matosinhos acabou por ficar no Norte do País a terminar os seus estudos superiores.
Ingressou na Siemens “por um acaso”. O mais novo director geral da Siemens Healthcare Portugal tinha terminado a sua licenciatura “há pouco mais de uma semana” quando foi chamado para uma entrevista de emprego. “Como estava inscrito na bolsa de emprego da FEUP, apenas tinha essa informação, e desconhecia completamente qual a empresa em causa”, começa por contar. Uma entrevista onde encontrou mais 200 candidatos, mas no final, acabou por fazer parte do grupo de três pessoas que então passaram a trabalhar na multinacional.
Aos 34 anos, é o novo rosto da Siemens Healthcare Portugal. Este membro do Conselho Geral da UBI iniciou a sua carreira profissional como engenheiro técnico comercial em Electromedicina, na Siemens, tendo rapidamente orientado as suas actividades profissionais para o segmento de sistemas de informação na saúde. E foi já neste campo que desempenhou funções de gestor de produto e, posteriormente, de gestão do negócio, tendo tido à sua responsabilidade a consolidação da imagem da Siemens Medical Solutions como fornecedora de referência na área das tecnologias de informação para a saúde. Antes de assumir o cargo de director-geral da Siemens Healthcare Portugal, uma área que vale 100 milhões de euros, João Seabra desempenhava o cargo de «customer director».
Resume a sua maneira de trabalhar numa muna palavra, a de “liderar”. Ou seja, “exercer pelo exemplo que outros se sentem compelidos a seguir. Ter apetência para construir e para fazer acontecer”, diz. Mas também, “ser líder para saber ouvir, ser perspicaz e ter visão com sentido estratégico, ser conhecedor, investigador e um curioso não só da minha área de actividade mas do mundo em geral, e ser capaz de gerir a mudança quando necessário à organização”, acrescenta.
Enquanto engenheiro, e trabalhando com equipamentos para a área da saúde, João Seabra classifica o seu trabalho na Siemens como “muito enriquecedor”. “A possibilidade de acompanhar o constante e acelerado desenvolvimento tecnológico que se verifica neste sector”, é outro dos motivos que o faz sentir bem neste campo. Enquanto profissional com interesses por outras áreas como a gestão, como se considera, diz também que “a saúde tem-se mostrado um excelente segmento contactar com outras temáticas como sistemas de organização e gestão em saúde, sistemas de informação, etc. É esta diversidade que me tem mantido “agarrado” a este sector nos últimos doze anos”, acaba por dizer.

A colaboração com a UBI tem resultado bem

A UBI tem vindo a fazer um caminho de afirmação no panorama nacional






Data de publicação: 2009-06-23 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior