Voltar à Página da edicao n. 492 de 2009-06-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 492 de 2009-06-23   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O novo edifício do Parkurbis acolhe mais cinco empresas

Parkurbis pode integrar-se na UBI

Está inaugurada a segunda fase do Parque de Ciência e Tecnologia da UBI. O novo edifício do Parkurbis serve já de casa a cinco empresas que vão criar cerca de 60 postos de trabalho.

> Eduardo Alves

Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e do Conselho de Administração do Parkurbis adiantou no passado sábado, 20 de Junho, que o Parkurbis poderá vir a integrar um Departamento da UBI. Em dia de inaugurar o segundo edifício do parque de ciência e tecnologia, o edil covilhanense acrescentou que esteve já reunido com João Queiroz, reitor da UBI, e do encontro surgiu uma primeira proposta para esta ideia.
A passagem desta estrutura, a departamento da UBI “com unidades privadas”, irá ter como principal fundamento “a ligação do conhecimento universitário, às empresas”, explicou o edil.
Um dos projectos dados como exemplo para este tipo de parceria é precisamente o Parkurbis Medical. A ligação entre empresas de diversos sectores, neste caso, de tecnologia de ponta associada à medicina, e a investigações académicas, serve de meta aos desafios futuros do parque. Contudo, desde 2006 que o autarca covilhanense fala, a título de exemplo, neste mesmo projecto que ainda não está instalado no Parkurbis. Questionado sobre o mesmo, Pinto acabou por não avançar datas para o seu arranque.
Para já, o novo edifício acolhe cinco empresas. Star Energy – Engenharia e Serviços Energéticos, Lda; Bimet, Lda; Methodus Inovação; Roff SDF – Sap Development Factory e Redlobby Films são as novas entidades que dão trabalho a 31 pessoas. Número que o autarca social-democrata espere vir a aumentar para 60. Entidades que empregam recursos humanos qualificados e que se dedicam sobretudo às áreas de informática e novas energias. Este novo edifício tem 2600 metros quadrados de área edificada e representa um investimento de dois milhões de euros.


O novo edifício do Parkurbis acolhe mais cinco empresas
O novo edifício do Parkurbis acolhe mais cinco empresas


Data de publicação: 2009-06-23 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior