Voltar à Página da edicao n. 491 de 2009-06-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 491 de 2009-06-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os alunos de Medicina da UBI estão a criar uma base de voluntários para participarem em diversas instituições de cariz social

Alunos de Medicina promovem banco de voluntariado

O Núcleo de Alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) tem como grande objectivo, para este ano, a promoção de um banco de voluntariado. Uma plataforma que coloca os estudantes que nela estejam inscritos, em trabalho comunitário.

> Eduardo Alves

Reunir estudantes que estejam dispostos a participar em trabalho voluntário é a principal meta do MedUBI para este ano. Para tal, o Núcleo de Alunos de Medicina da UBI criou um banco de voluntariado que funciona como uma base de dados “de instituições e projectos nos quais os estudantes possam participar através da realização de trabalho voluntário”.
A iniciativa inédita na academia covilhanense abrange um vasto leque de objectivos. Para além de “promover a participação de estudantes de Medicina” neste tipo de actividades de voluntariado, os promotores da iniciativa esperam também “criar oportunidades para desenvolvimento das capacidades de relacionamento interpessoal”, essenciais na vida profissional dos futuros profissionais de saúde. Mas, para além disso, “todo o projecto visa também consciencializar os estudantes para a necessidade de desenvolver actividades de carácter social e de intervenção comunitária e fortalecer as relações entre a comunidade local e os estudantes, através do desenvolvimento de actividades durante um período de tempo mais alargado”. Este banco de voluntariado é também visto como uma mais valia para utilizações futuras, uma vez que “concentra toda informação acerca do voluntariado num local facilitando a sua acessibilidade e estabelecendo a comunicação entre estas e os estudantes interessados neste tipo de actividades”. Para além disso, uma ferramenta deste tipo vai também permitir desenvolver actividades em parceria com as instituições locais e nacionais de voluntariado. Segundo Juliana Sá, do MedUBI, esta base de dados vai também ser utilizada para a divulgação pelos respectivos departamentos do núcleo de alunos – Saúde Pública, DRS, Solidariedade Social, etc. – de actividades “nas quais seja necessária a participação de alunos de forma voluntária”.
Neste momento, os promotores desenvolveram um site que serve “como plataforma de suporte a todo o projecto e no qual os estudantes têm acesso à informação das instituições onde podem realizar actividades de voluntariado e estas podem também contactar os promotores desta iniciativa”, acrescenta aluna da UBI. Neste site existe um formulário disponível que deve ser preenchido com informações sobre o voluntário. Caso exista disponibilidade da parte dos voluntários e das instituições “todo o processo será comunicado aos participantes e encetadas as actividades”. As acções desenvolvidas pelas instituições podem ser de âmbito local, nacional ou internacional, podendo estar ou não directamente relacionadas com a área da saúde.
O banco de voluntariado conta já com diversas parcerias, como é o caso do Centro Comunitário das Portas do Sol, uma valência da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã que engloba um Centro de Convívio de Idosos e o Atelier de Tempos Livres “Os Raios de Sol”. O trabalho desenvolvido pelos alunos de Medicina procura não só inovar nas actividades com crianças (informática, inglês, apoio escolar e diversas iniciativas), como também combater o isolamento e a solidão dos mais velhos com diversos convívios, cursos de educação extra-escolar, espaço matinal para a leitura de jornais diários e semanários.
Outra das instituições onde os voluntários desenvolvem as suas actividades é o Banco Alimentar contra a Fome “Cova da Beira” e no Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo. Em termos nacionais, o MedUBI está já associado aos “Médicos do Mundo” e aos voluntários em missão, na campanha “Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança”.


Os alunos de Medicina da UBI estão a criar uma base de voluntários para participarem em diversas instituições de cariz social
Os alunos de Medicina da UBI estão a criar uma base de voluntários para participarem em diversas instituições de cariz social


Data de publicação: 2009-06-16 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior