Voltar à Página da edicao n. 490 de 2009-06-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 490 de 2009-06-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O quarto estágio da Banda da Covilhã irá contar com eventos musicais em Portugal e Espanha

Banda da Covilhã promove IV Estágio

A criação de uma banda semi-profissional é o principal objectivo dos estágios promovidos pelo grupo musical covilhanense. Entre os dias 23 e 31 de Julho decorre mais um curso para 120 pessoas.

> Eduardo Alves

O IV Estágio “Banda Sinfónica da Covilhã” apresenta, pela primeira vez, um curso de direcção de orquestra. Em 2009, a Banda da Covilhã promove, pelo quarto ano consecutivo, um estágio para músicos que é visto como “uma oportunidade para a formação profissional dos participantes”, adiantam os promotores. As inscrições decorrem até ao próximo dia 26 de Junho.
Este quarto estágio, que decorre entre 23 e 31 de Julho, “surge no seguimento do excelente trabalho desenvolvido nas edições anteriores, como a acréscimo da realização do 1º Curso de Direcção de Orquestra de Sopros – Covilhã 2009, conjugando a presença de um corpo técnico altamente qualificado”, descreve José Eduardo Cavaco, director artístico da banda.
Prova disso mesmo, está a realização de um concerto, na presente edição, em Espanha (Zamora), “um evento que representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido e ao mesmo tempo uma oportunidade de conhecer outros espaços – outros públicos de forma a tornar mais rico ainda o currículo da Banda Sinfónica da Covilhã”, diz o mesmo responsável.
Os locais de ensaio da banda serão no Teatro Cine da Covilhã, na sede da Banda da Covilhã e outros espaços em colectividades do Centro Histórico da Cidade da Covilhã. O evento irá também incluir diversos concertos musicais. Para sexta-feira, dia 24 Julho, está marcado, às 18 horas, um ensaio aberto, encerramento do Curso de Direcção de Orquestra de Sopros, no Teatro Cine da Covilhã e paras as 21.30 horas, no Anfiteatro Mártir-in-Cólo, na Covilhã, o concerto de encerramento do MasterClasses. Na quinta-feira, dia 30 Julho, em Zamora, Espanha, a Banda Sinfónica da Covilhã irá actuar às 22 horas e no dia 31 de Agosto, o Anfiteatro Mártir-in-Cólo, volta a receber a Banda Sinfónica da Covilhã, também às 21.30 horas
Este quarto estágio abre 120 vagas, sendo que destas seis são para Violoncelos e quatro para Baixo de Cordas; na categoria de “Madeiras” existem quatro vagas para flauta e uma para flautim/flauta, um para Corn Inglês e três para Oboé, quatro para Fagote e uma para Contrafagote, uma para Requinta e 30 para Clarinete, duas para Clarinete Baixo e uma para Clarinete Alto, igual número para Sax-Soprano/Alto e cinco para Sax-Alto, quatro para Sax-Tenor e duas para Sax-Barítono. No que respeita a “Metais”, existem oito vagas para Trompete, duas para Fliscorne, duas para Cornetim, seis para Trombones e duas para Trombone Baixo, mais 12 para Trompas e três para Bombardino, o grupo termina com cinco vagas para Tubas. No campo da “Percussão”, existem dez vagas.
Este estágio vai ter como professores, nas cordas, Rogério Peixinho; flauta, Herlânder Sousa; oboé, Francisco Luís Vieira; fagote, João Brito; clarinete, João Pedro Santos; saxofone, Francisco Ferreira e Carlos Amarelinho; trompete, Pedro Monteiro; trompa, Hélder Vales; trombone, Gonçalo Galvão; tuba, Sérgio Carolino; percussão, Joaquim Alves.
A Banda Sinfónica da Covilhã foi criada no dia 1 de Dezembro de 2006 e resulta de um projecto musical da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, “visando num futuro próximo a criação de um Banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior”, diz Eduardo Cavaco. Com uma média de cem músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do País “congrega jovens que na sua maioria são estudantes de Conservatórios, Escolas Profissionais de Música e alunos do Ensino Superior contribuindo para um resultado ao mais alto nível”. Esta formação conta ainda com a integração dos naipes de violoncelos e contrabaixos.
Recorde-se que até à presente data já realizou três estágios, o primeiro em Dezembro de 2006, o segundo em Julho de 2007 e o último em Julho de 2008 tendo na sua primeira edição gravado o seu primeiro DVD. No ano de 2008 realizou também um Concerto na Casa da Música do Porto. Outra particularidade desta banda “é a existência nos estágios de uma equipa de professores altamente qualificados que acompanham os músicos nos vários naipes. Caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais”, sublinha ainda o director artístico.


O quarto estágio da Banda da Covilhã irá contar com eventos musicais em Portugal e Espanha
O quarto estágio da Banda da Covilhã irá contar com eventos musicais em Portugal e Espanha


Data de publicação: 2009-06-09 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior