Voltar à Página da edicao n. 490 de 2009-06-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 490 de 2009-06-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O evento de linguística entre Portugal e Brasil será patrocinado pela UBI

Os novos tons da Língua Portuguesa

A UBI vai acolher alguns dos mais importantes académicos na área das Letras. Durante três dias, a instituição covilhanense será palco do I Congresso Internacional Portugal/Brasil onde as relações linguísticas e culturais vão estar em destaque.

> Eduardo Alves

Paulo Osório, professor auxiliar no Departamento de letras da UBI, é o coordenador geral do I Congresso Internacional Portugal/Brasil. Um evento de cariz académico “mas do qual podem surgir muitas directrizes de aplicação prática, em termos de linguística, nos próximos tempos”., começa por explicar o mesmo. Isto porque, no evento que terá lugar na Covilhã entre 14 e 16 de Outubro de 2009, “vão estar alguns dos mais importantes académicos e investigadores destas áreas”.
Este é um encontro científico onde vão estar em análise “diversos temas de linguística e da literatura e cultura portuguesa, em contraste com a brasileira. Estamos à espera de muitos brasileiros na UBI, fruto dos contactos que tenho vindo a manter com aquele país, a nível académico”, diz Paulo Osório.
Com o objectivo essencial a passar pelas relações linguísticas e culturais entre os dois países, o evento assume-se, “da maior importância, num momento em que assistimos à assinatura do Acordo Ortográfico”. É precisamente neste âmbito que este encontro, promovido pela instituição covilhanense irá debater também “até que ponto há consenso nos países em causa sobre este novo acordo ortográfico”. O presidente do Departamento de Letras “lançou-me o desafio de avançar com um encontro entre Portugal e o Brasil, precisamente para se discutir o acordo ortográfico, e aqui na UBI, poderem ser dadas algumas linhas de orientação, na implementação dessa matéria”, refere também o docente que está na organização do evento.
Paulo Osório confia que as conclusões que daqui se poderem retirar, embora nunca sejam ideias vinculativas, “podem sempre abrir espaços de debate sobre estas temáticas”. Em termos culturais e históricos, Portugal e Brasil” há muito que tem as suas ligações solidificadas, mas gostava que este congresso viesse também abordar a vertente linguística”. O docente da UBI é o primeiro a defender a ideia de que embora se esteja perante uma mesma língua, com duas vertentes, uma portuguesa e outra brasileira, “cada vez mais se começa a caminhar para dois sistemas linguísticos diferentes”. Segundo Osório, “o português do Brasil vai constituir-se como uma língua, porque, as diferenças com o português falado em Portugal, não são diferenças apenas ao nível da pronúncia, da sonoridade, são diferenças muito mais profundas que estão presentes em todo o sistema linguístico”. O docente vai mais longe e utiliza a experiência pessoa para exemplificar a ideia de que “se nós formos ao Brasil, as pessoas com mais alguns conhecimentos entendem perfeitamente o português, mas grande parte da população não nos entende, há problemas de comunicação porque já são dois sistemas”. O docente da UBI esclarece, contudo, que esta é uma opinião pessoal, perante a qual muitos cientistas e académicos defendem o contrário.
A comissão científica tem nomes relevantes de várias áreas, como a docente brasileira, Maria Célia Hernandes, “que é uma referência na área da gramaticalização, da Universidade de São Paulo”, também vai estar presente “da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Maria de Lurdes Leitão, que é também uma autoridade em Linguística Cognitiva, e de Portugal temos, por exemplo, o professor Carlos Assunção, temos o professor Rui Vieira de Castro, a professora Maria João Marçalo e a professora Maria do Céu Fonseca, da Universidade de Évora”. Paulo Osório garante que o programa vai contemplar, por isso mesmo, um conjunto alargado de áreas. Para além de docentes e investigadores portugueses e brasileiros, no evento vão estar também docentes da Universidade de Harvard. Tido isto para fazer deste “um congresso que irá tentar congregar o maior número possível de especialistas a nível mundial que se dedicam às questões da língua portuguesa e à relação entre estes dois países”, reitera Paulo Osório.


O evento de linguística entre Portugal e Brasil será patrocinado pela UBI
O evento de linguística entre Portugal e Brasil será patrocinado pela UBI


Data de publicação: 2009-06-09 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior