Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O novo Centro Interpretativo dá uma imagem do feito de Cabral

De Belmonte ao Brasil em poucos minutos

Será ainda cedo para se tirarem conclusões mas é já consensual que o Centro proporcionará uma verdadeira “aula de história” a quem o visite.

> Marco Morais

De bom gosto e a unir os aspectos históricos com as novas tecnologias o Centro Interpretativo prende, desde logo, a atenção pela interactividade presente. O acesso à informação pelo pisar de sensores, as gigantes telas e os monitores que funcionam ao toque são o chamariz de quem quer saber ao pormenor a epopeia que foi a viagem de Pedro Álvares Cabral. As primeiras salas, de contextualização, são dedicadas à vila, a Lisboa e a Portugal. As rotas, a história dos Descobrimentos e as informações sobre a família Cabral têm também salas próprias, não faltando informação a quem se dirige para uma das salas ex-libris do museu, a Nau, que retrata como seria a vida a bordo e que oferece informações sobre uma das questões mais pertinentes da viagem de Cabral: A descoberta foi um acaso ou terá sido previamente preparada?
Em seguida, depois de se lerem cuidadosamente os relatos de Pero Vaz de Caminha, chega-se a outra sala que assume particular importância. A sala do Mar Alto, munida de uma gigante tela e de uns confortáveis e modernos pufs, transmite-nos as sensações de uma viagem pelo Atlântico, com as capacidades multimédia a serem exploradas de maneira singular. Depois do Mar Alto, a Chegada. Chegados ao Brasil, o contacto com a nova cultura é também descrito, dando início a uma série de informações sobre o Brasil que nenhum amante do verde e amarelo pode desprezar. São descrições sobre a Biodiversidade, a construção do povo brasileiro, as diferenças patentes na língua portuguesa, a escravatura, e uma caracterização do que é o Brasil contemporâneo que acaba na sala da Portugalidade, dedicada aos brasileiros que imigram para Portugal.
Um mundo de história, num museu que aborda inúmeras questões na relação Portugal-Brasil. Uma visita ao maior esforço feito em Portugal no sentido de unir as duas culturas é obrigatória para quem é amante da lusofonia.

[Voltar]


O novo Centro Interpretativo dá uma imagem do feito de Cabral
O novo Centro Interpretativo dá uma imagem do feito de Cabral


Data de publicação: 2009-05-12 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior