Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Serra da Estrela será palco de várias caminhadas com objectivos culturais

Caminhadas promovem Serra da Estrela

A Banda da Covilhã está a organizar a caminhada “Flores da Serra da Estrela”, com o intuito de dar a conhecer a flora serrana. Já o Museu de Lanifícios promove também passeios pelos vários núcleos desta estrutura covilhanense.

> Eduardo Alves

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, o Museu dos Lanifícios promove, entre outros eventos, duas caminhadas pela Serra da Estrela e pela cidade da Covilhã.
No próximo domingo, dia 17 de Maio, o percurso pedestre irá ligar as Penhas da Saúde à Varanda dos Pastores. A concentração dos participantes faz-se junto ao Núcleo da Real Fábrica Veiga, na Calçada do Biribau, cerca das 9 horas. O início da caminhada tem lugar uma hora mais tarde, nas Penhas da Saúde, junto ao hotel. O percurso conta com passagens pelas Penhas da Saúde, Lago Viriato, Piornos, Cascalvo, Alto da Pedrice e Varanda dos Pastores, numa distância aproximada de dez quilómetros.
No dia 18, o palco do segundo passeio pedestre é a cidade da Covilhã. com uma caminhada que os organizadores intitularam de “Rota da Covilhã – Cidade Fábrica”, os participantes da actividade podem ficar a conhecer as antigas indústrias que se colocavam no percurso da Ribeira da Carpinteira.
A concentração começa às 15 horas, no Museu de Lanifícios, Núcleo da Real Fábrica de Panos. Segue-se uma deslocação de autocarro até ao Núcleo das Râmolas de Sol, no Sítio do Sineiro e termina o evento cerca das 17.30 horas, no Museu de Lanifícios, Núcleo da Real Fábrica Veiga. As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 14 de Maio pelo telefone 275319724 ou pelo mail: muslan@ubi.pt.
Também a Banda da Covilhã está a promover uma caminhada à Serra da Estrela. Fernando Romão, conhecedor de grande parte da flora da Serra da Estrela vai orientar a caminha que está a ser promovida pela Banda da Covilhã. Este organismo, em parceria com a Turistrela, organiza no próximo domingo, 24 de Maio, uma caminhada na mais alta montanha do país, que tem como tema “Flores da Serra da Estrela – Caça Fotográfica”. Associado a esta caminhada decorrerá, na Estalagem Varanda dos Carqueijais, um almoço convívio com todos os participantes.
Os participantes são convidados a trazer máquina fotográfica de forma a “caçarem” as flores da Serra da Estrela. As fotos serão depois visualizadas no decorrer do almoço e haverá um prémio surpresa para a melhor foto.
O programa tem início pelas 10 horas, com um encontro e briefing com Fernando Romão na Estalagem Varanda dos Carqueijais, seguindo-se a caminhada. Por volta das 12.30 horas, no restaurante da Varanda dos Carqueijais decorrerá o almoço convívio.
O preço por participante é de 14 euros, com todas as despesas incluídas. Informações e inscrições até dia 22 de Maio pelos telefones: 275 319 120 ou 914905596 ou através de e-mail: callcenter@turistrela.pt ou bandadacovilha@gmail.com.


A Serra da Estrela será palco de várias caminhadas com objectivos culturais
A Serra da Estrela será palco de várias caminhadas com objectivos culturais


Data de publicação: 2009-05-12 00:03:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior