Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Coro Misto conseguiu mais uma medalha de ouro

Coro Misto arrebata ouro na Itália

A participação no 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza não podia ter corrido melhor para o grupo de Luís Cipriano. O Coro Misto da Beira Interior alcançou a medalha de ouro na categoria de obras de música sacrae.

> Eduardo Alves

O coro dirigido pelo maestro covilhanense Luis Cipriano conseguiu uma medalha de ouro e outra de prata no 7º Concurso Internacional de Coros de Veneza. A participação deste grupo foi distinguida com o mais alto troféu na categoria de obras de música sacrae e atingiu a prata no que respeita à interpretação de peças livres.
Foi precisamente através da interpretação de peças de Luis Cipriano que o grupo conseguiu a medalha de ouro. Numa categoria onde também forma interpretados trabalhos de Gasparinni e Bruckner. Já a medalha de prata foi conseguida com as performances deste coro na interpretação de peças livres de Edson Conceição, Diogo Melgaz e Graystone Ives. Actos musicais que contaram também com performances de expressão corporal.
Em declarações à agência Lusa, o maestro Luis Cipriano adiantou que o Coro Misto da Beira Interior tem agora convites para participar em diversos concertos, por toda a Europa. Para além das duas medalhas que se juntam já ao vasto currículo de prémios alcançados por este grupo, o coro vai agora actuar em Moscovo.
Luis Cipriano adiantou também que os participantes neste concurso internacional lançaram o desafio, à comitiva lusa, para organizar a oitava edição do evento. Esta sétima edição, realizada em Veneza, contou com a participação de mais de 1500 pessoas, que se distribuíram por 32 coros. A cidade italiana foi assim palco de espectáculos musicais abertos ao público, que decorreram, um pouco por toda a cidade.
A distinção agora alcançada “constitui um orgulho bastante grande” para Luis Cipriano. O maestro do coro, em declarações à agência noticiosa portuguesa recorda que esta medalha foi ganha numa prova onde concorreram os melhores do mundo. O Coro Misto da Beira Interior actua agora, no próximo dia 10, em Vila Velha de Ródão.


O Coro Misto conseguiu mais uma medalha de ouro
O Coro Misto conseguiu mais uma medalha de ouro


Data de publicação: 2009-05-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior