Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A equipa da AAUBI com as medalhas de bronze

Revalidação do título ficou pelo caminho

A equipa de futsal masculino da AAUBI veio para os CNU’s com o objectivo de revalidar o título de campeã nacional universitária e assegurar, novamente, a presença no europeu da modalidade. Apesar de todo o empenho demonstrado, a equipa ficou pelo caminho e conseguiu apenas o terceiro lugar do pódio.

> Ricardo Morais

Na primeira partida, o futsal masculino defrontou a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A equipa da Beira Interior entrou muito forte na partida, fazendo dois golos logo no inicio da partida, por intermédio de Fábio Nogueira e Diogo Madeira. Aquilo que parecia um jogo fácil veio a revelar-se uma complicada tarefa. A equipa do Minho começou por reduzir a vantagem, empatou de seguida e ainda antes do intervalo, conseguiu dar a volta ao marcador. Na segunda parte, a AAUBI entrou decidida e com vontade de virar de novo o jogo a seu favor. Pressionaram a equipa adversária, obrigando-a a jogar mal e acabaram por conseguir de novo chegar ao empate através de um golo de Marco Martins. Nos últimos minutos, o desafio adivinhava-se intenso e complicado para ambas as equipas, mas acabou por ser a AAUBI a levar a melhor, com Fábio Nogueira a marcar o golo que daria a vitória à AAUBI, por um suado 4-3.
No dia seguinte, no Pavilhão Municipal de Gaia, a equipa da AAUBI conheceu o sabor amargo da derrota. Uma entrada apática da equipa da AAUBI frente à equipa do AIESEP, que cedo se adiantou no marcador alcançando uma vantagem de quatro golos. Quando o jogo parecia já não ter volta, a equipa da AAUBI regressou, na segunda parte, com espírito guerreiro e conseguiu igualar a partida a partida a quatro bolas. Quando todos pensavam que já não era possível, os jogadores da AAUBI deram mesmo a volta à partida e passaram a vencer por 5-4. No entanto, as faltas acumuladas deram origem a livres directos o que acabaria por levar a equipa do AIESEP à vitória final, 6-5. Nas meias-finais, a equipa de futsal masculino da AAUBI perdeu contra a equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC) por 6-4, após prolongamento e grandes penalidades. Uma final antecipada que colocou frente a frente, duas das melhores equipas em competição e as duas últimas a serem campeãs nacionais.
Era um jogo decisivo para a ainda campeã nacional. Os jogadores da AAUBI sabiam que só a vitória interessava e entraram na partida com vontade de vencer o jogo. No entanto, a equipa da AAC entrou mais forte e mais concentrada e alcançou a vantagem de dois golos bem cedo. A equipa da AAUBI procurou dar a volta ao jogo, mas uma equipa muito organizada de Coimbra dificultou a tarefa da equipa serrana.
Na segunda parte a AAUBI continuava a tentar reduzir a desvantagem mas sem resultados. Cerca dos 10 minutos da segunda parte, o treinador Arménio Coelho, abdica do seu guarda-redes e passa a jogar com guarda-redes avançado, ou seja, com mais um jogador de campo. Com muita paciência e circulando a bola por toda a equipa, a AAUBI consegue reduzir, primeiro por Diogo Madeira e depois empatar através de Marco Martins, levando assim o jogo para o prolongamento. As equipas arriscaram pouco durante este período e o jogo acabou por ir para as grandes penalidades. A equipa da AAUBI encontrou pela frente um inspirado guarda-redes da Académica que defendeu duas grandes penalidades.
Afastada do seu principal objectivo, que era revalidar o título de campeã nacional, a equipa entrou em campo para defrontar o AEIST na disputa do terceiro e quarto lugar. À semelhança do que tinha acontecido frente à equipa da AAC no jogo das meias-finais, a equipa da UBI não entrou bem na partida e acabou por sofrer três golos durante a primeira parte. Os jogadores pareciam impotentes perante a eficácia na concretização por parte da equipa do Técnico.
A segunda parte trouxe uma AAUBI diferente e à procura de reduzir a desvantagem. Uma vez mais, Arménio Coelho abdica do seu guarda-redes, passando a jogar com um guarda-redes avançado, e mostra que a equipa sabe ser paciente, circulando a bola por toda a equipa e finalizando no momento certo. Durante cerca de dez minutos a UBI utilizou este sistema e consegui, aos poucos, ir reduzindo a vantagem. Depois de igualar, a equipa da AAUBI manteve o guarda-redes avançado, o que lhe permitiu passar para a frente do marcador vencer a partida por 5-3.
No final da partida, Arménio Coelho estava satisfeito com o resultado final do jogo e o trabalho dos jogadores, mas salientou que o terceiro lugar sabia a pouco, quando a equipa esteve tão perto de estar na final.

[voltar]


A equipa da AAUBI com as medalhas de bronze
A equipa da AAUBI com as medalhas de bronze


Data de publicação: 2009-04-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior