Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os centros hospitalares da região registam falta de reumatologistas

Região tem falta de reumatologistas

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia adianta que a região Centro é uma das mais afectadas pela falta de reumatologistas. Guarda e Viseu são as cidades onde essa escassez de meios mais se faz notar.

> Eduardo Alves

“É preciso o dobro dos médicos reumatologistas em Portugal. Guarda, Viseu e Évora são algumas das cidades mais afectadas”, afirma Rui André, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).
Segundo este especialista, “a reumatologia é a especialidade hospitalar com menor expressão. Temos apenas 120 médicos, quando seriam precisos 240 para cobrir todo o País e evitar listas de espera que se fazem sentir nas grandes cidades”. Este responsável clínico acrescenta ainda, com base nestes números, que, “a distribuição pela periferia é fraca, o que faz com que haja uma grande pressão sobre os médicos que trabalham nos grandes centros urbanos”.
Com a abertura de vagas para os centros hospitalares de Viseu e também da Guarda, Rui André espera “uma distribuição efectiva dos especialistas pelo interior do território e só assim se pode cumprir a Rede de Referenciação Hospitalar de Reumatologia”. Contudo, este especialista alerta para o facto de “o problema não se limitar ao interior”. Até porque, “na zona Norte do País temos cerca de 40 reumatologistas, o que naturalmente não é suficiente para servir toda a população. Nesta zona existem apenas seis centros hospitalares com reumatologia e ainda alguns médicos que não estão integrados em centros ou unidades de saúde”, conta Rui André.


Os centros hospitalares da região registam falta de reumatologistas
Os centros hospitalares da região registam falta de reumatologistas


Data de publicação: 2009-04-14 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior