Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Este ano, o Clube Escape Livre, assinala a 20ª edição da Rota Land Rover

Escape Livre assinala 20 anos na rota da história

Comemorar os 20 anos do primeiro passeio de todo terreno exclusivamente para veículos todo-o-terreno de uma marca e recordar duas décadas de divulgação e promoção da história, cultura e paisagem da região da Guarda é o objectivo da 20ª Land Rover Rota Histórica que o Clube Escape Livre organiza no fim-de-semana de 15 a 17 de Maio.

> Eduardo Alves

A realização de passeios todo terreno por vários clubes de Norte a Sul de Portugal era já prática comum quando o Clube Escape Livre avançou nesta área. Em Fevereiro de 1990 surge então a 1ª Land Rover Rota Histórica, “que marcou um espaço próprio devido às suas características inovadoras”, dizem os responsáveis por este organismos. Primeiro, “este passeio era exclusivamente para modelos da Land Rover e, depois, aliava o fora de estrada a visitas e à descoberta histórica dos principais monumentos da região”, sublinham.
Para Luis Celínio, presidente do Escape Livre, ”foi uma aposta ganha pois todas as edições da Rota Histórica tiveram lotação esgotada, o que permitiu a pessoas vindas de todo o País e em alguns casos até de Espanha e França, conhecer melhor a região da Guarda e passar a considerá-la nas suas escolhas como destino turístico.” O presidente do clube acrescenta ainda que “ a Land Rover Rota Histórica esteve na origem do Clube Land Rover de Portugal e foi decisiva para que outras marcas automóveis criassem os seus próprios clubes para organizar passeios todo o terreno, tudo contribuindo para o grande desenvolvimento do todo terreno turístico em Portugal na década de 90.”
Na cidade mais alta de Portugal e com um percurso que vai das planícies raianas até aos cumes da Serra da Estrela, a 20ª Land Rover Rota Histórica não esquece o património e (re) visita importantes monumentos da região como por exemplo a Ponte de Sequeiros, um dos símbolos característicos da fronteira medieval portuguesa.
O programa inicia-se na sexta-feira, dia 15, com o jantar de boas vindas no Hotel Vanguarda e uma etapa nocturna até Aldeia do Bispo para visitar o museu.
A manhã de sábado é passada nos corta fogos da Serra da Estrela, enquanto à tarde são percorridos trilhos mais estreitos e sinuosos com a passagem a vau de alguns cursos de água, como o rio Côa.
No domingo a etapa contempla uma pista de obstáculos naturais e um desfile pelo centro histórico da Guarda antes do almoço de encerramento. As inscrições estão abertas e o preço de 395 euros inclui todo o programa de fim-de-semana para duas pessoas.
 


Este ano, o Clube Escape Livre, assinala a 20ª edição da Rota Land Rover
Este ano, o Clube Escape Livre, assinala a 20ª edição da Rota Land Rover


Data de publicação: 2009-04-14 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior