Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A autarquia esperava construir um novo edifício nas antigas instalações da Garagem São Cristovão

Bloco de Esquerda pede Mercado Municipal

A deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal da Covilhã lamenta que as obras da construção de um novo mercado não tenham passado de um projecto. Para Ana Monteiro, o mercado deveria voltar ao edifício construído para o efeito.

> Eduardo Alves

Ana Monteiro pretende que o antigo edifício do Mercado Municipal, que desde o passado 20 de Outubro acolhe um contact-center, volte também a abriu as suas portas ao mercado semanal da Covilhã.
Segundo a deputada do Bloco de Esquerda, da Assembleia Municipal, depois da maioria social-democrata ter aprovado, a 4 de Abril do ano passado, a construção de um novo edifício “que iria ocupar os cinco mil metros quadrados da antiga garagem de São Cristóvão, edifício em ruínas localizada junto ao cemitério”, nada foi feito. A representante do BE lembra também que no mesmo “exaltado anúncio” foi ainda prometida a construção de um novo quartel dos bombeiros e de um silo auto gratuito. Estruturas “apresentadas como sendo de extrema importância para o futuro da cidade”, mas que, “caíram por terra sem quaisquer resistências”.
No entender de Ana Monteiro, “o edifício de referência histórica e patrimonial que albergava o Mercado Municipal da Covilhã, há 60 anos, serve ainda perfeitamente a funcionalidade para que foi criado”. A deputada do BE reconhece, no entanto, “a necessidade de uma remodelação no sentido de serem criadas as condições exigidas”. Mas lembra também que “durante o ano de 2000, o mesmo edifício foi sujeito a obras de remodelação completa, num valor superior a 500 mil euros, em termos de estacionamento e de logística”. Monteiro espera agora sensibilizar os responsáveis camarários para que “o mercado fique onde está por muitos e longos anos, que é essa a vontade dos vendedores e do povo da Covilhã”.
Nas últimas sessões de câmara, o vice-presidente da autarquia social-democrata, João Esgalhado, quando questionado sobre o andamento do processo adiantou que as propostas chegadas à câmara para a construção do espaço “estavam sobredimensionadas”. Três projectos integraram o concurso aberto pela autarquia serrana, mas todas elas apresentavam edifícios de maiores dimensões do que os solicitados pela autarquia. Pelo que, segundo o responsável, todo o processo está agora em análise. 

> nfcbi @ hotmail . com em 2009-04-15 15:24:07
Em relação a esta afirmaçao "A deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal da Covilhã lamenta que as obras da construção de um novo mercado não tenham passado de um projecto." Creio que o sentido da bloquista está aqui deturpado sendo exactamente o contrário,o novo mercado nem um projecto deveria ser, deveria continuar no mesmo espaço... aliás, votou contra na Assembleia Municipal.


A autarquia esperava construir um novo edifício nas antigas instalações da Garagem São Cristovão
A autarquia esperava construir um novo edifício nas antigas instalações da Garagem São Cristovão


Data de publicação: 2009-04-14 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior