Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O novo observatório funciona no Edifício das Engenharias

UBI tem mais um observatório

O Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura está a dinamizar mais um observatório que pretende ligar a produção e o conhecimento científicos às empresas e às necessidades dos mercados da construção civil.

> Eduardo Alves

Foi criado no DECA, o Observatório da Construção e Reabilitação de Edifícios (OCRE) da Beira Interior. Esta estrutura dinamizada por docentes e investigadores da instituição covilhanense “visa estabelecer a interface promotora de inovação no meio empresarial e na envolvente económico-social, produzindo estudos, produtos e serviços aplicados à construção e reabilitação de edifícios e ambiente da construção”, adiantam os responsáveis. O trabalho deste novo observatório é suportado por uma equipa de investigadores, especialistas e docentes que apoia a criação e disseminação de conhecimento científico e tecnológico. Envolverá centros de Investigação e Desenvolvimento, empresas, autarquias e outros agentes de desenvolvimento em projectos de diagnóstico, inovação, intervenção no edificado e desenvolvimento regional.
Para além de tudo isto, desenvolve também actividades no âmbito do Centro de Materiais e Tecnologias de Construção (C-MADE), especialmente no domínio de investigação conservação  de energia e reabilitação de edifícios e contribui para o desenvolvimento do Laboratório de Reabilitação e Requalificação previsto no Mestrado Integrado em Arquitectura.
Uma nova estrutura que será apresentada e estará já à disposição dos participantes no quarto Curso de Formação de Projectistas no âmbito do RCCTE. Um evento que decorrerá de 18 a 25 de Abril de 2009 na UBI e que tem como objectivo “a difusão de conhecimentos teóricos e práticos necessários para o exercício da actividade de Projectista RCCTE no âmbito do Sistema de Certificação Energética – SCE”, explicam os promotores. Este curso tem como destinatários principais arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, especialistas em engenharia de climatização e engenheiros técnicos de outras especialidades reconhecidas pela Ordem dos Engenheiros. Mais informações sobre a participação nesta actividade podem ser pedidas através de: Universidade da Beira Interior, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura, Edifício Engenharias II, Calçada Fonte do Lameiro – 6200-801 Covilhã. Ou pelo telefone número: 275329722 e e-mail: deca@ubi.pt.


O novo observatório funciona no Edifício das Engenharias
O novo observatório funciona no Edifício das Engenharias


Data de publicação: 2009-04-14 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior