Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A segurança da informação num mundo dominado pelas novas tecnologias esteve em foco neste evento

Jornadas sobre segurança em sistemas informáticos

A Universidade da Beira Interior em parceria com a Ordem dos Engenheiros da Região Centro organizou as Jornadas sobre segurança em sistemas informáticos. Tendo como palco o anfiteatro 6.1 do pólo VI da UBI, estas jornadas realizaram-se no passado dia 26 de Março.

> Ânia Matos

Nos dias que correm, as pessoas cada vez mais pensam na sua segurança. Dando uma especial atenção à segurança em sistemas informáticos, foi no pólo VI da UBI que os alunos assistiram às jornadas sobre este tema, ficando a ter mais conhecimentos em relação ao assunto em questão.
Estas jornadas sobre segurança em sistemas informáticos incidiram maioritariamente sobre as questões das funcionalidades do cartão de cidadão.
O cartão de cidadão é um cartão magnético que contém informações que estão codificadas no circuito relativamente à pessoa que o possui. Essas informações encontram-se no smartcard inserido no cartão. Dados como o nome completo da pessoa, o sexo, a altura, a data de nascimento, o número de contribuinte e o número do cartão (possui o mesmo número que o bilhete de identidade), a validade do cartão, o nome dos pais da pessoa, o número de segurança social, o número de utente de saúde e por último a assinatura manual da pessoa são informações que se encontram armazenadas no cartão de cidadão, que vem substituir o bilhete de identidade como elemento de identificação.
Em relação ao cartão, André Zúquete da Universidade de Aveiro, divulgou as suas funcionalidades de uma forma mais pormenorizada. Como engloba uma multiplicidade de dados pessoais, reduz na carteira do cidadão a quantidade de cartões de que este necessita. O cartão é dotado de 32k de memória, dispondo de 1.000 bytes livres para a pessoa colocar o que quiser na memória.
O Professor Henrique Santos, da Universidade do Minho, deu o seu testemunho nesta conferência falando acerca das Biometrias. Pondo como pergunta de partida “Biometrias: Ficção ou realidade?!”, aquele investigador explicou que as Biometrias são aplicadas para controlar o acesso e a identificação do indivíduo. O cartão de cidadão é um caso de biometria, pois cada sujeito possui a sua impressão digital. Para se fazer o levantamento do cartão de cidadão ou para provar a identidade da pessoa que o possui, realiza-se o “teste” da impressão digital. O controlo das condições de acesso a determinados locais ou informações é uma das muitas vantagens da biometria. Henrique Santos acha que “as biometrias hoje são uma solução fantástica”.
Muitos outros temas foram tratados nesta conferência, que incidiu sobre outras questões de segurança, tais como “Psicologia na Engenharia de Segurança: Percepções e Cognições” tratada por Filipe de Sá Soares, da Universidade do Minho, focando a implementação de segurança, e alertando os estudantes de informática para a construção de sistemas seguros. 
José Carlos Martins, pertencente à Academia Militar, marcou presença na segunda parte destas Jornadas falando sobre a construção de um modelo de segurança, relativamente às operações de Informação.
Miguel Correia, da Universidade de Lisboa, Paulo Simões, da Universidade de Coimbra, e Pedro Inácio, representante da Nokia Siemens Network Portugal da Universidade da Beira Interior, compareceram também nestas jornadas da UBI, referindo aspectos como a protecção de Infraestruturas Críticas, a cooperação entre o ISP (Internet Service Provider) e os utilizadores domésticos, entre outros assuntos. 


A segurança da informação num mundo dominado pelas novas tecnologias esteve em foco neste evento
A segurança da informação num mundo dominado pelas novas tecnologias esteve em foco neste evento


Data de publicação: 2009-03-31 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior